Questão 2 Comentada - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Professor EBTT Área: Ciências Agrárias/Ciência e Tecnologia de Alimentos (ênfase em Tecnologia de bebidas e de leites) - UFSM (2025)

Leia o texto a seguir para responder à questão.


01 Itinerários formativos impactaram negativamente a educação pública no Brasil


Fernando Cássio explica por que a implementação da mudança afetou de maneira desigual escolas públicas e particulares


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
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Fonte: PEROSSI, J. Itinerários formativos impactaram
negativamente a educação pública no Brasil. Jornal da USP,
11 nov. 2024. Disponível em: <https://jornal.usp.br/radio-usp/
itinerarios-formativos-impactaram-negativamente-educacaopublica-no-brasil/>. Acesso em: 13 nov. 2024. (Adaptado)


Conforme a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao emprego das vozes verbais.

  • A A oração “as 1.200 restantes deveriam ser compostas com matérias optativas” (ℓ. 11-12) tem sua correspondência na voz ativa como “as matérias optativas deveriam compor as 1.200 restantes”.
  • B A oração “A reforma foi pensada” (ℓ. 39) tem sua correspondência na voz ativa como “pensaram a reforma”.
  • C A oração “a implementação dos itinerários está relacionada a um projeto de alienação dos alunos pobres” (ℓ. 52-54) tem sua correspondência na voz passiva sintética como “a alienação dos alunos pobres relaciona-se a um projeto de implementação dos itinerários”.
  • D A oração “os professores muitas vezes se veem na obrigação” (ℓ. 69-70) está na voz passiva sintética, e sua correspondência na voz passiva analítica é “os professores são vistos por si mesmos na obrigação”.
  • E A oração “Quando a reforma começou a ser implementada nas redes” (ℓ. 71-72) tem sua correspondência na voz ativa como “Quando se começou a implementar a reforma nas redes”.