Questão 1 Comentada - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Professor EBTT Área: Ciências Agrárias/Ciência e Tecnologia de Alimentos (ênfase em Tecnologia de bebidas e de leites) - UFSM (2025)

Leia o texto a seguir para responder à questão.


01 Itinerários formativos impactaram negativamente a educação pública no Brasil


Fernando Cássio explica por que a implementação da mudança afetou de maneira desigual escolas públicas e particulares


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Fonte: PEROSSI, J. Itinerários formativos impactaram
negativamente a educação pública no Brasil. Jornal da USP,
11 nov. 2024. Disponível em: <https://jornal.usp.br/radio-usp/
itinerarios-formativos-impactaram-negativamente-educacaopublica-no-brasil/>. Acesso em: 13 nov. 2024. (Adaptado)


O objetivo do texto é

  • A informar o leitor acerca dos impactos negativos que os itinerários formativos trazem para a educação pública brasileira.
  • B defender a tese de que os itinerários formativos são negativos para a educação pública brasileira como um todo.
  • C diferenciar a implementação dos itinerários formativos nas escolas públicas e privadas.
  • D comparar as diferenças entre as escolas públicas e particulares no que se refere aos impactos dos itinerários formativos.
  • E convencer o leitor dos impactos negativos da implementação dos itinerários formativos nas escolas públicas a partir da citação de diferentes vozes externas.