Questões de UFRGS

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Considere as seguintes afirmações.

I - O sujeito de mudaram (l. 02) é o mesmo de mudaram (l. 04).

II - As vírgulas presentes entre os travessões das linhas 15 e 18 separam termos com a mesma função sintática.

III- O sujeito de invadiram (l. 21-22) é o mesmo de encobrem (l. 28).

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e III.
  • E I, II e III.

Considerando as disposições da Lei Federal nº 12.527/2011, os procedimentos nela previstos destinam-se a assegurar o direito fundamental ao acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e seguir determinadas diretrizes. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas diretrizes.

  • A Observância do sigilo como preceito geral e da publicidade como exceção.
  • B Divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações.
  • C Utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação.
  • D Fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública.
  • E Desenvolvimento do controle social da administração pública.

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir ensino médio completo e ter certificado de proficiência na Libras.
  • B Os serviços de radiodifusão de sons e imagens devem permitir o uso da legenda oculta, janela com intérprete da Libras e audiodescrição.
  • C Caberá às instituições privadas, diretamente ou em parceria com organizações da sociedade civil, promover a capacitação de tradutores e intérpretes da Libras, de Guia-Intérpretes e de profissionais habilitados em Braille, audiodescrição, estenotipia e legendagem.
  • D Os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir nível superior, com habilitação, prioritariamente, em Tradução e Interpretação em Libras.
  • E Ao candidato com deficiência auditiva é assegurado requerer, no ato de sua inscrição, os serviços de intérprete da Libras, em todas as etapas do processo de habilitação de condutor.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as ocorrências em que a palavra que substitui uma palavra ou expressão anterior no texto.

( ) Vários são os fatores que, conjuntamente e em interação, contribuíram para a construção desta nova realidade do trabalho (l. 06-08).

( ) ... ocupações e ofícios que guardam correlação direta... (l. 32-33).

( ) ... com as funções que elas desempenham no espaço doméstico ... (l. 33-34).

( ) ... padrão esse que se repete em muitos países... (l. 42).

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A V – F – V – F.
  • B V – V – F – F.
  • C V – V – V – V.
  • D F – F – F – F.
  • E F – F – V – V.

Quadros e Karnopp (2004) referem dois trabalhos sobre a flexibilidade da ordem das frases na Língua Brasileira de Sinais (Libras): Felipe (1989) e Ferreira-Brito (1995). Nesses trabalhos, as autoras observam que há várias possibilidades de ordenação de palavras nas sentenças, mas que, apesar dessa flexibilidade, parece haver uma ordenação mais básica que as demais. Quadros (1999) apresenta evidências que justificam tal intuição propondo uma representação para a estrutura de frase para essa língua. Considerando os estudos referidos, a ordem básica na Libras é:

  • A Verbo-Sujeito-Objeto.
  • B Sujeito-Verbo-Objeto.
  • C Sujeito-Objeto-Verbo.
  • D Objeto-Sujeito-Verbo.
  • E Verbo-Objeto-Sujeito.