Questão 2 Comentada - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Professor EBTT - Educação Física - UFRGS (2025)

O Brasil é um país estruturalmente racista e, nesse cenário, não há como fugir do racismo na escola. [..] a escola é um complexo social gestado no interior de uma sociedade, que carrega as marcas estruturais dela. Isso não significa que, como a escola reproduz racismo, não há nada a ser feito. Muito pelo contrário: sendo a escola um espaço de reprodução dessas estruturas de opressão, precisamos pensar em mecanismos de superação dessas mazelas também, principalmente por meio do sistema educacional formal. Fonte: PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.

Considerando a importância da compreensão sobre a legislação vigente para a concretização da Educação para as Relações Étnico-Raciais na escola, assinale as afirmações a seguir com V para VERDADEIRO ou F para FALSO:

( ) O racismo é crime previsto na Lei n. 7.716/1989 e ocorre quando as ofensas praticadas pelo autor atingem toda uma coletividade, ofendendo pessoas por sua raça, etnia, religião ou origem, não sendo possível saber o número de vítimas atingidas.
( ) A Lei n. 14.532/2023, tipifica a injúria racial (ofender a dignidade de alguém com base em raça, cor, etnia ou procedência nacional) como crime de racismo.
( ) A Lei n. 14.532/2023 refere que a injúria racial cometida no ambiente escolar se chama bullying.
( ) A Lei n. 7.716/1989 trata dos crimes de racismo e bullying na escola.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – F – F
  • B F – V – F – F
  • C V – V – V – V
  • D F – F – V – V
  • E F – V – V – F

Gabarito comentado da Questão 2 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Professor EBTT - Educação Física - UFRGS (2025)

Análise Técnica das Afirmações: (V) O racismo é crime previsto na Lei n. 7.716/1989... Verdadeiro. A Lei nº 7.716/1989 define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. O enunciado descreve corretamente a característica do crime de racismo como de ação penal pública incondicionada, que ofende uma coletividade indeterminada de indivíduos, diferenciando-o conceitualmente da injúria racial (que ofende a honra subjetiva de uma pessoa específica). (V) A Lei n. 14.532/2023, tipifica ...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium