Questões de Psicologia da Educação (Psicologia)

Limpar Busca

A Psicologia da Educação se constitui numa área da Psicologia que estuda o processo de ensino e aprendizagem, buscando compreender como os indivíduos aprendem, desenvolvem habilidades cognitivas, emocionais e sociais, e como esses processos podem ser otimizados no contexto educacional. Dessa maneira, é CORRETO afirmar:

  • A Que a Psicologia da Educação é uma área que em nada interfere nos processos de ensinar e aprender, ficando somente a cargo da Pedagogia.
  • B Que importa conhecer a Psicologia da Educação e seus conteúdos no sentido de otimizar os conhecimentos dos docentes priorizando a aprendizagem mais eficaz e potencial de seus alunos.
  • C Que é importante conhecer a Psicologia da Educação apenas pelos profissionais que atuam na área, não necessariamente pelos docentes de Educação Infantil e anos iniciais.
  • D A Psicologia da Educação é prioridade de Psicólogos da área e não de professores em si, pois suas demandas são específicas a serem trabalhadas em espaços clínicos, somente.
  • E Que é possível conhecer conteúdos específicos da Psicologia da Educação, porém, sabemos que nunca serão utilizados nos espaços escolares.

Dificuldades de aprendizagem demandam intervenções específicas. Em uma escola com 200 alunos, um estudante enfrenta problemas de leitura, e o psicólogo considera a abordagem que enfatiza a interação social na aprendizagem. Sobre a teoria sociointeracionista de Vygotsky, assinale a alternativa correta.

  • A Promover a aprendizagem não envolve interações sociais, conforme Vygotsky.
  • B Promover a aprendizagem exclui o papel do mediador, conforme Vygotsky.
  • C Promover a aprendizagem é restrito a processos individuais, conforme Vygotsky.
  • D Promover a aprendizagem ignora influências culturais, conforme Vygotsky.
  • E Promover a aprendizagem ocorre por interações na zona de desenvolvimento proximal, conforme Vygotsky.

O desenvolvimento cognitivo de crianças orienta práticas educacionais. Quando uma escola implementa atividades para alunos de 6 anos, o planejamento considera as fases do desenvolvimento cognitivo propostas por um teórico clássico. Sobre a teoria de Piaget, relacione corretamente os termos da Coluna A com as descrições da Coluna B.
Coluna A (termos):
1 − Estágio Sensório-Motor 2 − Estágio Pré-Operacional 3 − Estágio Operacional Concreto

Coluna B (descrições):
(__)Período de 2 a 7 anos, marcado por pensamento egocêntrico e linguagem simbólica.
(__)Fase de 7 a 11 anos, com operações lógicas aplicadas a objetos concretos.
(__)Estágio de 0 a 2 anos, baseado em interações sensoriais e motoras.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A 3 − 2 − 1.
  • B 1 − 3 − 2.
  • C 2 − 3 − 1.
  • D 2 − 1 − 3.
  • E 1 − 2 − 3.

O psicólogo escolar atua em colaboração com a equipe pedagógica na construção de ambientes educativos mais inclusivos, além de oferecer suporte à aprendizagem e ao desenvolvimento de estudantes em situação de vulnerabilidade.

Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)A atuação do psicólogo na escola envolve a compreensão dos processos de aprendizagem e a mediação entre sujeitos e instituições.
(__)O encaminhamento direto de alunos com dificuldades de aprendizagem para serviços clínicos é a principal atribuição do psicólogo escolar.
(__)A avaliação psicopedagógica pode ser utilizada para compreender as dificuldades escolares considerando fatores cognitivos, emocionais e contextuais.
(__)A intervenção do psicólogo escolar pode incluir ações com famílias, professores e estudantes, visando à promoção de práticas educativas mais inclusivas.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V − F − V − V.
  • B V − V − V − F.
  • C F − V − F − F.
  • D V − F − V − F.

Em uma escola pública da zona rural, o psicólogo escolar foi chamado a atuar junto a uma turma com alto índice de evasão e baixo desempenho. Após observação institucional e entrevistas com a comunidade, identificou que fatores históricos de exclusão e práticas escolares rígidas estavam afetando o processo de ensino-aprendizagem. Dado o contexto, analise as afirmativas a seguir:

I.A atuação do psicólogo escolar deve focar na avaliação diagnóstica individual dos alunos, buscando identificar transtornos de aprendizagem com base em critérios clínicos.
II.A psicologia escolar contemporânea propõe uma atuação institucional, com foco nos processos pedagógicos e nas relações estabelecidas entre sujeitos no contexto educativo.
III.A avaliação psicopedagógica deve considerar não apenas fatores cognitivos, mas também variáveis emocionais, sociais e institucionais que impactam o processo de escolarização.

Está correto o que se afirma em:

  • A I e III apenas.
  • B I e II apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I, II e III.