Questões de Teorias e Práticas para o Ensino Religioso (Pedagogia)

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Nas escolas, o ensino religioso demanda metodologias orientadas para

  • A compreensão de diferentes manifestações do sagrado.
  • B avaliação do sagrado nas manifestações escolares.
  • C implementação da fé nas manifestações do sagrado.
  • D experimentação do sagrado nas manifestações religiosas.
  • E ampliação da fé no sagrado por meio do uso de tecnologias.

Na perspectiva da avaliação formativa, os objetos de conhecimento podem ser avaliados no âmbito do ensino religioso de forma

  • A presencial, a fim de vincular ensino e aprendizagem na ampliação da fé religiosa conforme o credo familiar.
  • B virtual, possibilitando homogeneizar as crenças religiosas e partir do ensino e aprendizagem.
  • C especial, em respeito ao sagrado e à fé nos processos de ensino e aprendizagem.
  • D dialética, a fim de aferir as dimensões da fé religiosa ampliadas pelos diálogos em aula.
  • E processual, a fim de aferir nos processos de ensino e aprendizagem a ampliação de conhecimentos.

No ensino religioso, para efetivamente desafiar as estruturas colonialistas que ainda perduram e promover o respeito à pluralidade cultural e religiosa, é fundamental

  • A a exclusão de elementos religiosos e culturais que possam ser considerados controversos, com o fim de evitar constrangimentos entre os alunos.
  • B uma análise crítica que desconstrua os legados coloniais e que dê voz e reconhecimento às tradições subalternizadas.
  • C a integração das tradições religiosas não ocidentais, sem que se explorem suas complexidades históricas e filosóficas.
  • D a adoção de uma abordagem neutra para que se evitem conflitos entre diferentes perspectivas culturais e religiosas.
  • E a exploração histórica que se limite aos aspectos positivos das tradições culturais, sem abordar suas complexidades.

O ensino religioso nas escolas deve levantar questões relacionadas a moral e ética com a finalidade de

  • A delimitar o ensino das religiões nas escolas com base nas escolhas familiares dos alunos e da comunidade escolar.
  • B sustentar as diretrizes educacionais delimitadas pela variedade religiosa afro-brasileira hegemonicamente contabilizada nos municípios.
  • C assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, incluindo o respeito às religiões de matriz africana.
  • D garantir o direito constitucional de não haver ensino religioso de matriz africana sem a anuência da igreja.
  • E organizar e escolher quais religiões afro-brasileiras devem ser ensinadas a partir da preferência nacional.

Para a garantia de uma abordagem equitativa e desafiadora das diferentes teologias, evitando-se a predominância das tradições ocidentais, é necessário

  • A focar a complexidade filosófica das tradições monoteístas ocidentais em face de teologias menos exploradas.
  • B destacar a superioridade das crenças monoteístas, a fim de promover maior simetria entre as tradições religiosas.
  • C implementar um currículo que destaque as teologias orientais, relegando as tradições monoteístas a um segundo plano.
  • D integrar abordagens teológicas menos conhecidas de forma interdisciplinar, conectando-as com filosofia, história e arte.
  • E orientar os estudantes a se aprofundarem apenas nas religiões que praticam em suas comunidades.