O trecho a seguir, menciona as diversas dimensões humanas acionadas no jogo.
Ao permitir a ação intencional (afetividade), a construção de representações mentais (cognição), a manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório-motoras (físico) e as trocas nas interações (social), o jogo contempla várias formas de representação da criança ou suas múltiplas inteligências, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.
KISHIMOTO, Tizuko. O jogo e a educação. Pro-Posições, Campinas, SP. 1995.
Assinale a opção que exemplifica a dimensão cognitiva.
- A Fazer escolhas durante o jogo, refletindo sobre as estratégias e consequências de cada decisão.
- B Estabelecer parcerias com outros colegas, desenvolvendo habilidades de colaboração.
- C Movimentar o corpo para seguir as regras de um jogo físico, como correr ou pular no momento certo.
- D Expressar sentimentos de alegria e entusiasmo ao participar de atividades lúdicas com colegas.
- E Explorar diferentes materiais e texturas durante a brincadeira para conhecer sensações novas.