Questões de Relações Públicas (Jornalismo)

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Considere a seguinte hipótese: Um grupo de comunicação criado pela Diretoria Executiva discutiu haver necessidade de um folheto para distribuir ao público interno. De posse da ideia aprovada, os membros do grupo, ao final de algumas reuniões de criação, sumarizaram a peça em um desenho simples com os elementos visuais que devem fazer parte da peça.
Esse desenho é chamado de

  • A rough.
  • B arte final.
  • C briefing.
  • D sketch.
  • E brainstorm.

O Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas afirma que o profissional da área deve ater-se às normas que regem as matérias emanadas do Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Está em curso na Câmara dos Deputados a regulamentação, como profissão autônoma, da atividade dos profissionais que atuam no processo de decisão política, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos seus representados. Ela já foi reconhecida pelo extinto Ministério do Trabalho que incluiu, em 19 de fevereiro de 2018, sua descrição na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
A atividade desmembrada, que antes era de competência dos profissionais de RRPP, passou a ser exercida pelo

  • A Assessor de comunicação.
  • B Assessor de imprensa.
  • C Cerimonialista.
  • D Comunicador Parlamentar.
  • E Lobista.

Muitos pesquisadores e profissionais da área de comunicação de entidades públicas e privadas defendem que os profissionais responsáveis pelo fluxo das informações internas e externas devem buscar a atuação sinérgica de todas as atividades comunicacionais. A tendência foi ampliada com o uso de mídias digitais para atingir diferentes públicos.
Essa estrutura, que incorpora sob uma mesma orientação todas as formas e conteúdos de comunicação de uma entidade, é chamada de comunicação

  • A empresarial.
  • B institucional.
  • C organizacional integrada.
  • D administrativa.
  • E mercadológica.

O jornalismo, as relações públicas, a publicidade comercial e institucional são vetores que devem estar presentes na comunicação organizacional. Assinale a alternativa que NÃO contempla outros elementos norteadores da comunicação organizacional.

  • A Sistema de custeio.
  • B Identidade visual.
  • C Prospecção, seleção e tratamento da informação.
  • D Armazenamento e disseminação da informação.
  • E Marketing cultural.

A assessoria de comunicação social realiza suas atividades buscando aprimorar o fluxo de informações do assessorado com seus públicos. Sobre isso, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda compõem funções na assessoria de comunicação social. ( ) As atividades de comunicação são executadas pela assessoria, mas políticas e estratégias relacionadas à comunicação devem ser planejadas e concebidas apenas pelos gestores da organização assessorada. ( ) É função do jornalismo, como assessoria de imprensa, o controle e o arquivo de informações sobre o assessorado ou de seus concorrentes que veicularam na mídia. ( ) É função exclusiva do jornalismo realizar pesquisas para conhecer opiniões e comportamento dos públicos de interesse do assessorado. ( ) O papel do Relações Públicas é conceber, planejar e realizar programas de integração interna e externa. ( ) A função da publicidade e propaganda não tem relação com as campanhas promocionais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – V – F – V – V – F.
  • B F – F – V – F – F – V.
  • C V – F – F – V – F – F.
  • D V – V – F – F – V – V.
  • E V – F – V – F – V – F.