Questões de Produção, Pré-Produção e Pós-Produção (Áudio e Vídeo)

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Um analista de comunicação visual do governo municipal recebeu o seguinte briefing: “realizar uma vinheta de abertura para o programa matinal de domingo sobre a zona rural da cidade”. Considerando a perspectiva de criar apelo emocional com o público, são elementos da percepção visual que não podem faltar na composição da peça gráfica:

  • A Paleta de cores em excesso e desarmonia entre as formas.
  • B Elementos gráficos com tamanhos iguais, proporcionando hierarquia visual.
  • C Sincronização de imagens rápidas para que o espectador mantenha o ritmo da contemporaneidade.
  • D Utilização da combinação de tons opacos no texto e no fundo, pois ajudam a dar boa visibilidade à peça.
  • E Uso de ícones, mascotes e slogans curtos, que criam ritmo e dinâmica, reforçando o impacto da mensagem.

Quando tratamos de peças gráficas para o audiovisual, a vinheta para programas é composta por cores, sons, tipografias e movimentos como instrumento de apelo emocional para uma mensagem de maneira rápida e com impacto. De acordo com os princípios da percepção visual apresentados na obra de Rudolf Arnheim, qual característica é essencial para termos clareza e eficiência em uma vinheta?

  • A O uso de cores contrastantes para destacar os elementos principais da vinheta.
  • B A sobreposição constante de textos e imagens, criando uma sensação de dinamismo visual.
  • C O excesso de elementos visuais e textuais simultâneos para ampliar a quantidade de informações.
  • D A utilização de movimentos rápidos e aleatórios da tipografia que desafiam o espectador a decifrar o conteúdo.
  • E O uso de diferentes formas geométricas com mais de duas fontes tipográficas que permitem chamar a atenção do espectador para o nome da obra audiovisual

Com o nascimento das novas tecnologias no século XX, o uso da imagem se tornou mercadoria. A televisão ganhou força no espaço comunicacional e se uniu ao design ao criar aberturas para os programas e para as telenovelas nesse veículo de comunicação. Diante desse campo de composição imagética e recepção da mensagem, as vinhetas para televisão se constituem em:

  • A Agir com uma linguagem explicativa e lenta.
  • B Utilizar um apelo emocional para gerar conexão com o público.
  • C Apresentar imagens abstratas que acompanham o texto publicitário ilustrando uma ideia.
  • D Ser uma peça visual com a intenção de atrair a atenção do público para a compra de um produto.
  • E Apresentar a identidade visual de maneira dinâmica com o tema, ritmo ágil e design marcante com uso de cores e formas.

Sobre a área de trabalho na comunicação visual, a atividade de pensar e elaborar estratégias criativas tecnicamente ao produto publicitário, desenvolvendo a concepção de mockups para apresentar as ideias e simular aplicações em diferentes modelos é atribuída ao:

  • A Atendimento.
  • B Planejamento.
  • C Designer gráfico.
  • D Redator publicitário.
  • E Gerente de projetos.

Uma prefeitura solicitou ao departamento de comunicação o desenvolvimento de uma revista informativa de 96 páginas para apresentar os projetos desenvolvidos na área da saúde e educação. Sabe-se que essa revista será distribuída em eventos populares, escolas e centros de saúde, para a população geral da cidade, e encaminhada às autoridades municipais, estaduais e federais das referidas pastas. Com base nessa informação, o departamento desenvolveu uma revista lomba quadrada, 20 cm x 27 cm, com previsão de ser impressa em cores, capa produzida em couchê fosco, 210 g/m2 e o miolo produzido em papel apergaminhado, off-set 115 g/m2. No entanto, o departamento decidiu alterar a composição do miolo, na versão que a ser enviada às autoridades: ela deveria ter o miolo impresso em papel couchê fosco em 115g/m2 , ambos utilizando a mesma capa. Com base nas definições do projeto da revista, analise as afirmativas a seguir.

I. O projeto da revista deverá prever diferença de altura da lombada, para as duas versões da revista. Ainda que o miolo seja impresso em papéis de mesma gramatura, os couchês são mais comprimidos no processo de fabricação, devido à calandra e tendem a possuir uma espessura menor. Caso essa situação não seja prevista, haverá consequências indesejáveis no processo de produção e na colagem da capa na revista.
II. A alteração dos tipos de papéis utilizados na produção do miolo da revista leva em consideração o aspecto econômico, representando uma economia de recursos para prefeitura. Considera-se o fato de que a versão a ser distribuída para a população em geral será uma quantidade maior que a versão enviada para as autoridades; o preço unitário do produto impresso em papel apergaminhado, por não ser tratar de papel não revestido, tende a ter um custo unitário menor para a prefeitura.
III. Tendo em vista que a gramatura é determinante para o corpo e a espessura do papel, o plano de se imprimir as duas versões em papéis de mesma gramatura indica que o projeto da revista considera a previsão de um mesmo valor de lombada para as duas versões, não sendo necessárias medidas adicionais.
IV. Considerando que em projetos dessa monta sempre se contrata e se exige da gráfica a uma prova de contrato com apresentação de um protótipo real, eventuais problemas no acabamento da revista, tais como cálculo diferenciados da espessura de lombada devem ser deixados para ser aferidos quando do recebimento da prova.

Considerando os aspectos de planejamento e produção e diagramação de um projeto editorial, está correto o que se afirma

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C I e IV.
  • D II e IV.
  • E III e IV.