Questões de Linguagem e Tecnologia (Áudio e Vídeo)

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Com relação ao projetor multimídia, é correto afirmar:

  • A A fonte de imagem do projetor multimídia é o computador/notebook.
  • B A luz do ambiente e/ou externa de forma alguma atrapalha a projeção
  • C Pontos claros ou escuros que aparecem em qualquer parte da tela e se assemelham a pequenas manchas são solucionados com a troca da lâmpada do projetor multimídia
  • D A lâmpada é descartável e pode ser jogada em qualquer lixo, pois não apresenta nenhum material nocivo.
A audiodescrição é um recurso que pode ser utilizado em peças teatrais, óperas, televisão, filmes, espetáculo de dança e outras atividades culturais. No Brasil, a partir dos anos 2000, ocorreram as primeiras ações de audiodescrição. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
  • A Em 2000, foi lançado em DVD o primeiro filme audiodescrito do país ensaio sobre a Cegueira que também foi lançado em circuito comercial.
  • B Em 2005, surgiu na televisão a primeira propaganda acessível para deficientes visuais, promovida pela marca Natura. No mesmo ano, o Festival de Cinema de Gramado fez a primeira mostra não temática a exibir filmes audiodescritos.
  • C Em maio de 2009, em Manaus, o público deficiente visual pôde apreciar a primeira ópera audiodescrita do país, Sansão e Dalila, atração do XIII Festival Amazonas de Ópera. E, no final de 2008, os deficientes visuais também ganharam seu primeiro site de filmes acessíveis, o www.blindtube.com, uma iniciativa da Lavoro Produções, Educs e Cinema Falado.
  • D No teatro, a peça Andaime, exibida em Curitiba em 2002, foi o primeiro espetáculo teatral a contar com o recurso.
  • E A montagem Os Três Audíveis foi o primeiro espetáculo de dança audiodescrito, que aconteceu em 2015.
A audiodescrição (ad) é uma modalidade da tradução que vem ganhando reconhecimento com o avanço das tecnologias assistivas e com a tomada de consciência da sociedade acerca das pessoas com deficiência. A lei brasileira de inclusão – Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – representa um novo marco sobre as questões envolvendo a igualdade e a isonomia para a cidadania brasileira. O tema ganhou tamanha relevância que foi inserido na legislação brasileira de forma a exigir de todos os atores a execução de seus comandos legais. Sobre essa lei, é correto afirmar que
  • A não obriga os serviços de radiodifusão a permitir o uso de legendas, Libras e AD.
  • B as instituições promotoras de congressos, seminários, oficinas e demais eventos de natureza científico-cultural devem oferecer à pessoa com deficiência, no mínimo, os recursos de tecnologia assistiva previstos no art. 67 dessa Lei.
  • C os congressos, seminários, oficinas e demais eventos científico-culturais promovidos ou financiados pelo poder público nunca devem garantir as condições de acessibilidade e os recursos de tecnologia assistiva.
  • D é necessário garantir apenas a subtitulação por meio de legenda oculta.
  • E é necessário permitir apenas o uso da janela com intérprete da Libras nos serviços de radiodifusão.
Como as características de cada modalidade de AD estão relacionadas às particularidades de cada obra ou evento, é necessário entender as diferenças que isso produz e como impacta em uma classificação. Em relação ao modo de realização de cada uma, assinale a alternativa correta.
  • A A AD do tipo “gravada” tem seu roteiro realizado no momento da exibição com a narração realizada de forma simultânea. São exemplos: filmes e programas de televisão.
  • B A AD do tipo “ao vivo” tem seu roteiro realizado antes da exibição e narração que ocorre no momento da exibição. São exemplos: programas de televisão ao vivo, peças de teatro e visitas a museu.
  • C A AD do tipo “simultânea” tem seu roteiro realizado depois da exibição, com narração realizada antes do projeto. Exemplo: notícia de evento esportivo.
  • D A AD do tipo “gravada” tem seu roteiro realizado antes da exibição com a narração realizada de forma simultânea. São exemplos: programas de rádio.
  • E A AD do tipo “simultânea” tem seu roteiro realizado no momento da exibição, com narração realizada ao final do projeto. Exemplo: ópera.
A audiodescrição (AD) consiste na em um recurso que conta com pouco mais de trinta anos de existência. Três têm sido os modelos utilizados para a formação em AD, sendo eles
  • A treinamento em serviço promovido por empresas que trabalham com AD, treinamento em TILS e cursos certificados em nível de extensão.
  • B treinamento em TILS, realizar escolhas lexicais e terminológicas levando em consideração os aspectos culturais e linguísticos da língua fonte e curso de extensão em AD.
  • C curso a distância em AD, curso de módulo de libras e treinamento através de cursos de curta duração ministrados por audiodescritores com experiência de mercado.
  • D treinamento através de cursos de curta duração ministrados por audiodescritores com experiência de mercado, formação acadêmica e treinamento em TILS.
  • E treinamento através de cursos de curta duração ministrados por audiodescritores com experiência de mercado; treinamento em serviço promovido por empresas que trabalham com AD; e formação acadêmica, em geral na forma de módulos em cursos de mestrado em Tradução Audiovisual, ou cursos certificados em nível de extensão.