Questões de Edição na Produção Audiovisual (Áudio e Vídeo)

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Um professor solicitou a edição de um vídeo para ser apresentado durante uma palestra a ser ministrada remotamente. A escolha de codificadores de áudio e vídeo (codecs), adequados para a produção de conteúdo para a internet, é muito importante para o sucesso da iniciativa.

Nesse sentido, as opções de codecs de vídeo que poderão ser utilizadas são: 

  • A LDAC, HEVC, AV1
  • B H.264, AV1, AAC
  • C H.264, HEVC, VP9
  • D Opus, VP9, H.264
  • E VP9, ALAC, HEVC

Um editor recebeu o material bruto filmado para a edição de uma reportagem, incluindo conteúdos diversos, tais como entrevistas, imagens de cobertura, passagem e locução. Esse editor realizou a decupagem desse material, de modo a facilitar a seleção e a montagem final.
Dentre outras funções, a decupagem é a etapa utilizada para

  • A combinação de diferentes faixas sonoras e equalização das gravações em áudio para a montagem.
  • B compressão das imagens para que possam ser executadas em diferentes dispositivos e navegadores.
  • C definição do conflito entre elementos opostos em uma cena para criar uma tensão dramática mais intensa.
  • D identificação e eliminação dos materiais indesejados ou redundantes, economizando tempo durante a edição do vídeo.
  • E organização das cenas sequencialmente, de acordo com a estrutura narrativa da história.

A edição de vídeos compreende diversas etapas, cada uma com os respectivos procedimentos técnicos específicos, para organização sequencial do material filmado, sendo criada uma obra audiovisual. A masterização é uma das etapas mais importantes, pois tem consequências diretas na distribuição de um vídeo.
Para executar a masterização da obra audiovisual, os editores devem

  • A ajustar contraste, brilho e cor das imagens, editar a trilha sonora e fazer a mixagem de som.
  • B ajustar níveis de áudio, adicionar e revisar elementos textuais, codificar o vídeo para o formato desejado.
  • C definir as transições de imagem, os enquadramentos e as marcações de luz para a edição off-line e a copiagem.
  • D definir enquadramentos e trilha sonora, fazer a telecinagem, a pós-produção e a autoração.
  • E fazer a renderização dos cortes, as fusões, as fades e outras transições de imagem, adicionar e revisar elementos textuais para indexar o vídeo.

Os softwares para edição não linear oferecem ao editor de imagens vários recursos técnicos para a montagem sequencial de planos, sendo quatro deles os mais utilizados e com os quais é possível criar uma infinidade de combinações, de acordo com a criatividade artística e com o estilo de cada profissional.
Esses recursos técnicos são:

  • A ajuste de velocidade, correção de cores, efeitos visuais e gráficos.
  • B clipar, congelar, cortar e colar.
  • C corte seco, dissolve, fade in e fade out.
  • D elipse, justaposição, raccord e wipe.
  • E render, sobreposição, transições e glitch.

Por ocasião da edição dos episódios de uma série educativa para serem exibidos na televisão, foi solicitada a criação de uma vinheta de abertura, com uma seleção de diversas imagens da série acompanhadas por uma trilha musical.
Esse tipo de vinheta tem a função específica de

  • A apresentar os patrocinadores e as leis de incentivo à cultura que fomentaram a realização da obra.
  • B estabelecer uma dialética entre ordem e novidade, a partir da repetição.
  • C explorar diferentes temáticas, classificando a série por semelhança retórica.
  • D pontuar a presença da série dentro do fluxo televisual contínuo, sinalizando o início de cada episódio.
  • E relacionar o tema central com perfis psicológicos dos protagonistas da série para gerar expectativa e atrair telespectadores.