Questões de Cinema, Televisão e Animação (Áudio e Vídeo)

Limpar Busca

Com o nascimento das novas tecnologias no século XX, o uso da imagem se tornou mercadoria. A televisão ganhou força no espaço comunicacional e se uniu ao design ao criar aberturas para os programas e para as telenovelas nesse veículo de comunicação. Diante desse campo de composição imagética e recepção da mensagem, as vinhetas para televisão se constituem em:

  • A Agir com uma linguagem explicativa e lenta.
  • B Utilizar um apelo emocional para gerar conexão com o público.
  • C Apresentar imagens abstratas que acompanham o texto publicitário ilustrando uma ideia.
  • D Ser uma peça visual com a intenção de atrair a atenção do público para a compra de um produto.
  • E Apresentar a identidade visual de maneira dinâmica com o tema, ritmo ágil e design marcante com uso de cores e formas.

Um analista de comunicação visual do governo municipal recebeu o seguinte briefing: “realizar uma vinheta de abertura para o programa matinal de domingo sobre a zona rural da cidade”. Considerando a perspectiva de criar apelo emocional com o público, são elementos da percepção visual que não podem faltar na composição da peça gráfica:

  • A Paleta de cores em excesso e desarmonia entre as formas.
  • B Elementos gráficos com tamanhos iguais, proporcionando hierarquia visual.
  • C Sincronização de imagens rápidas para que o espectador mantenha o ritmo da contemporaneidade.
  • D Utilização da combinação de tons opacos no texto e no fundo, pois ajudam a dar boa visibilidade à peça.
  • E Uso de ícones, mascotes e slogans curtos, que criam ritmo e dinâmica, reforçando o impacto da mensagem.

Quando tratamos de peças gráficas para o audiovisual, a vinheta para programas é composta por cores, sons, tipografias e movimentos como instrumento de apelo emocional para uma mensagem de maneira rápida e com impacto. De acordo com os princípios da percepção visual apresentados na obra de Rudolf Arnheim, qual característica é essencial para termos clareza e eficiência em uma vinheta?

  • A O uso de cores contrastantes para destacar os elementos principais da vinheta.
  • B A sobreposição constante de textos e imagens, criando uma sensação de dinamismo visual.
  • C O excesso de elementos visuais e textuais simultâneos para ampliar a quantidade de informações.
  • D A utilização de movimentos rápidos e aleatórios da tipografia que desafiam o espectador a decifrar o conteúdo.
  • E O uso de diferentes formas geométricas com mais de duas fontes tipográficas que permitem chamar a atenção do espectador para o nome da obra audiovisual

Em um projeto de animação por stop motion foi apresentado um storyboard. Analise a figura, identificando entre os doze princípios da animação aqueles que estão utilizados com destaque nesse projeto.


Imagem não encontrada
(Disponível em: https://br.freepik.com. Acesso em: janeiro de 2025.)

Por meio da análise storyboard foram aplicados, sequencialmente, os seguintes princípios da animação:

  • A Esmagar e esticar; exagero; movimento em arco e pose a pose.
  • B Exagero; pose a pose; movimento em arco; e acompanhamento e sobreposição.
  • C Antecipação; acompanhamento e sobreposição; movimento em arco; e exagero.
  • D Antecipação; esmagar e esticar; pose a pose; e acompanhamento e sobreposição.
  • E Antecipação; pose a pose; movimento em arco; e acompanhamento e sobreposição.

O gênero cinematográfico western, também conhecido no Brasil como faroeste, compreende filmes cuja maioria das histórias se passam no oeste dos Estados Unidos da América no século XIX, muitas vezes em territórios em conflito com o México. Na década de 1960, o cineasta italiano Sérgio Leone dirigiu alguns dos maiores sucessos do gênero como “Três homens em conflito” (1966) e “Era uma vez no oeste” (1968). Uma forma de filmar seus personagens, quando a figura humana é enquadrada apenas dos joelhos para cima, é muito utilizada no gênero western. Assinale a alternativa que representa a nomenclatura utilizada para este enquadramento.

  • A Big close-up.
  • B Plano americano.
  • C Plano fechado.
  • D Plano italiano.
  • E Plano mexicano.