Questões de Fotografia e Filmagem (Áudio e Vídeo)

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Segundo Vilas-Boas (2009), “a concepção de uma identidade visual consiste na definição da solução a partir de diversas alternativas geradas e testagens junto a amostras do público-alvo e junto ao próprio cliente”. A imagem a seguir apresenta uma etapa da concepção de um logotipo.

Imagem não encontrada
(Disponível em: https://conceitoideal.com.br/blog/identidade-visual/. Acesso em: janeiro de 2025.)

A partir da imagem, pode-se inferir que:

I. O logotipo apresentado na imagem será concebido em duas cores, encaixe em modo registro aberto. Tal condição facilita a reprodução em sistemas de impressão analógicas, cujo encaixe das cores possuem certa imprecisão.
II. A imagem é resultado de rafe (rough) – uma etapa que antecede o leiaute e que auxilia o processo criativo. Nessa etapa identifica-se o teste de soluções, variações da logo partir de uma fonte preexistente, combinando duas formas perfeitas: o círculo e o retângulo até se chegar versão do logotipo final.
III. A análise da imagem demonstra a necessidade de se determinar as referências pantone para a reprodução do logotipo, em casos em que a impressão demande cores especiais, impressas em papéis couchê, apergaminhados (off-set) e/ou outros tipos de suportes.
IV. A folha na mão à esquerda da imagem indica a versão final da assinatura visual da organização, já digitalizada, com a indicação das devidas proporções e ângulo das bordas.

Sobre processos e metodologias de criação e reprodução de identidade visual, está correto o que se afirma apenas em

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C I e IV.
  • D II e IV.
  • E III e IV.

Quando tratamos de peças gráficas para o audiovisual, a vinheta para programas é composta por cores, sons, tipografias e movimentos como instrumento de apelo emocional para uma mensagem de maneira rápida e com impacto. De acordo com os princípios da percepção visual apresentados na obra de Rudolf Arnheim, qual característica é essencial para termos clareza e eficiência em uma vinheta?

  • A O uso de cores contrastantes para destacar os elementos principais da vinheta.
  • B A sobreposição constante de textos e imagens, criando uma sensação de dinamismo visual.
  • C O excesso de elementos visuais e textuais simultâneos para ampliar a quantidade de informações.
  • D A utilização de movimentos rápidos e aleatórios da tipografia que desafiam o espectador a decifrar o conteúdo.
  • E O uso de diferentes formas geométricas com mais de duas fontes tipográficas que permitem chamar a atenção do espectador para o nome da obra audiovisual

Um analista de comunicação visual do governo municipal recebeu o seguinte briefing: “realizar uma vinheta de abertura para o programa matinal de domingo sobre a zona rural da cidade”. Considerando a perspectiva de criar apelo emocional com o público, são elementos da percepção visual que não podem faltar na composição da peça gráfica:

  • A Paleta de cores em excesso e desarmonia entre as formas.
  • B Elementos gráficos com tamanhos iguais, proporcionando hierarquia visual.
  • C Sincronização de imagens rápidas para que o espectador mantenha o ritmo da contemporaneidade.
  • D Utilização da combinação de tons opacos no texto e no fundo, pois ajudam a dar boa visibilidade à peça.
  • E Uso de ícones, mascotes e slogans curtos, que criam ritmo e dinâmica, reforçando o impacto da mensagem.

O uso da vinheta surgiu na Idade Antiga e se perpetua na Idade Média como um complemento às iluminuras. Essa expressão gráfica do texto sagrado contribuiu na difusão das escrituras sagradas como traço entre os homens unidos pela mesma crença e separados pela distância, com o objetivo de chamar a atenção do leitor para o conteúdo sagrado.

(ABREU, Rogério. Design na TV: pensando vinheta. Salto: Editora Schoba, 2011. p. 23.)

Considerando as informações anteriores, pode-se definir a vinheta gráfica como:

  • A A forma como os elementos tipográficos são utilizados para criar uma comunicação visual impactante e funcional.
  • B Uma imagem decorativa, geralmente pequena e estilizada, usada para complementar um texto ou design; pode ser abstrata, ornamental ou figurativa.
  • C Uma imagem que acompanha ou complementa um texto, tendo como objetivo ilustrar uma ideia, cena ou conceito. Pode ser realista, abstrata ou estilizada, dependendo do contexto.
  • D Uma peça de comunicação visual ou textual, criada para transmitir uma mensagem e atrair a atenção do público, geralmente com o objetivo de promover produtos, serviços, ideias ou eventos.
  • E O conjunto de elementos gráficos e visuais que representam de forma consistente uma marca, empresa, produto ou serviço. É projetada para criar uma percepção única, reforçar os valores da marca e facilitar o reconhecimento pelo público.

Imagem não encontrada


(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)



A composição da foto se baseia

  • A em relações de padrões. 
  • B na espiral de Fibonacci. 
  • C na regra dos terços. 
  • D na sobreposição de texturas. 
  • E na simetria de elementos.