Questões de Fotografia e Filmagem (Áudio e Vídeo)

Limpar Busca

Em operação de câmeras, o termo “profundidade de campo” refere-se

  • A à quantidade de luz captada pela lente.
  • B à distância entre o objeto e a lente.
  • C à área em foco ao longo do plano da imagem.
  • D ao zoom óptico da câmera.
  • E à configuração de balanço de branco.

O balanço de branco (bater o branco), é usado para

  • A ajustar a exposição da câmera.
  • B corrigir a temperatura de cor da imagem.
  • C reduzir ruídos na imagem.
  • D configurar o formato de gravação.
  • E ajustar o contraste da imagem.

A respeito dos diversos fatores que podem afetar a qualidade de registros fotográficos, julgue o item seguinte.


Para fotografar paisagens, recomenda-se o uso de lentes grandes angulares, pois elas capturam um campo de visão mais amplo e oferecem maior profundidade de campo.

  • Certo
  • Errado

A fotografia e o vídeo compartilham princípios fundamentais, como enquadramento, exposição e composição, sendo a captação de imagens em movimento influenciada por técnicas fotográficas aplicadas ao audiovisual. Em relação aos fundamentos de fotografia aplicados ao vídeo, analise as afirmativas a seguir.

I.A velocidade do obturador em vídeo não afeta a aparência do movimento, pois esse ajuste é relevante apenas para fotografias estáticas.
II.A profundidade de campo no vídeo pode ser controlada pelo ajuste da abertura do diafragma, permitindo destacar ou desfocar elementos do plano de fundo.
III.A sensibilidade ISO no vídeo tem a mesma função da fotografia, influenciando a captura de luz, mas um valor ISO muito alto pode gerar ruído na imagem.

Está correto o que se afirma em:

  • A III, apenas.
  • B I, II e III.
  • C II e III, apenas.
  • D I e II, apenas.

Um analista de comunicação visual do governo municipal recebeu o seguinte briefing: “realizar uma vinheta de abertura para o programa matinal de domingo sobre a zona rural da cidade”. Considerando a perspectiva de criar apelo emocional com o público, são elementos da percepção visual que não podem faltar na composição da peça gráfica:

  • A Paleta de cores em excesso e desarmonia entre as formas.
  • B Elementos gráficos com tamanhos iguais, proporcionando hierarquia visual.
  • C Sincronização de imagens rápidas para que o espectador mantenha o ritmo da contemporaneidade.
  • D Utilização da combinação de tons opacos no texto e no fundo, pois ajudam a dar boa visibilidade à peça.
  • E Uso de ícones, mascotes e slogans curtos, que criam ritmo e dinâmica, reforçando o impacto da mensagem.