Para explicar o impacto dos meios de comunicação na construção da opinião pública, foi desenvolvido o conceito de “estabelecimento de agenda” (Agenda-setting) no qual, em um dos seus aspectos aponta-se que as decisões tomadas na seleção de noticiar uma informação em detrimento de outra tem um papel significativo na construção da realidade. Essa teoria propõe que os meios de comunicação tem a capacidade de influenciar a agenda pública, determinando quais temas são entendidos por importantes pela sociedade. Isso posto, a teoria da Agenda Setting também engloba:
- A um processo de construção de agenda coletivamente e recíproco, ou seja, a imprensa, o público e os divulgadores do governo influenciam e são influenciados ao mesmo tempo
- B uma cobertura jornalística que pouco impacta o público leitor, pois este já tem uma opinião formada sobre os acontecimentos noticiados
- C fazer o factual, não requerendo qualquer preparo anterior por parte da imprensa em geral
- D a produção de uma matéria jornalística isenta de ideologias, deixando o público escolher os assuntos importantes por conta própria
- E um agendamento prévio entre o jornalista e o entrevistado para fins de esclarecimento e produção de conteúdo democrático