Questões de Agenda Setting (Jornalismo)

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Para explicar o impacto dos meios de comunicação na construção da opinião pública, foi desenvolvido o conceito de “estabelecimento de agenda” (Agenda-setting) no qual, em um dos seus aspectos aponta-se que as decisões tomadas na seleção de noticiar uma informação em detrimento de outra tem um papel significativo na construção da realidade. Essa teoria propõe que os meios de comunicação tem a capacidade de influenciar a agenda pública, determinando quais temas são entendidos por importantes pela sociedade. Isso posto, a teoria da Agenda Setting também engloba:

  • A um processo de construção de agenda coletivamente e recíproco, ou seja, a imprensa, o público e os divulgadores do governo influenciam e são influenciados ao mesmo tempo
  • B uma cobertura jornalística que pouco impacta o público leitor, pois este já tem uma opinião formada sobre os acontecimentos noticiados
  • C fazer o factual, não requerendo qualquer preparo anterior por parte da imprensa em geral
  • D a produção de uma matéria jornalística isenta de ideologias, deixando o público escolher os assuntos importantes por conta própria
  • E um agendamento prévio entre o jornalista e o entrevistado para fins de esclarecimento e produção de conteúdo democrático

Sobre teorias da comunicação, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Na Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, um expoente da segunda geração da Escola de Frankfurt, as ações sociais referem-se a uma racionalidade comunicativa e a uma racionalidade instrumental.
( ) De acordo com a Agenda Setting, os temas discutidos no cotidiano são determinados pela mídia. Essa perspectiva foi inserida formalmente na teoria da comunicação nos anos 1970, por Maxwell McCombs e Donald Shaw.
( ) Criada logo após a Segunda Guerra Mundial, a Teoria Matemática da Comunicação, de Claude Shannon e Warren Weaver, buscava estabelecer a forma mais econômica, rápida e segura de codificar uma mensagem.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V.
  • B V – F – V.
  • C F – F – F.
  • D F – V – V.
  • E V – V – F.

A teoria do Agenda Setting sugere que a mídia não só informa, mas também influencia o que o público considera importante. Segundo Maxwell McCombs e Donald Shaw, a mídia pode não dizer às pessoas o que pensar, mas é eficaz em dizer sobre o que pensar. Segundo os autores, em consequência da ação dos jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. Diante deste cenário, qual das alternativas não está relacionada ao conceito de Agenda Setting?

  • A A seleção de temas e assuntos que a mídia destaca e prioriza.
  • B A influência da mídia na formação de opiniões e atitudes sobre temas específicos.
  • C A capacidade da mídia de moldar a relevância pública dos assuntos por meio da cobertura contínua.
  • D O controle total da mídia sobre a opinião pública, determinando completamente, o que as pessoas pensam.

Julgue o item seguinte, relacionados às teorias e aos critérios de noticiabilidade.



Segundo a teoria do agenda setting, a mídia não apenas influencia o que as pessoas pensam, mas também como elas pensam sobre determinados assuntos, afetando a opinião pública diretamente. 

  • Certo
  • Errado

A Teoria do Agendamento defende a ideia de que:

  • A Cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem.
  • B As notícias servem objetivamente a determinados interesses políticos.
  • C Os consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos que são veiculados na imprensa, sugerindo que os meios de comunicação agendam nossas conversas.
  • D O jornalismo é um negócio e, como tal, busca o lucro. Por isso, a organização está fundamentalmente voltada para o balanço contábil.
  • E O conteúdo das notícias é imposto aos jornalistas pelos dirigentes das empresas de comunicação e condicionado pela estrutura macroeconômica.