Questões de Agenda Setting (Jornalismo)

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O conceito de framing, traduzido em português como enquadramento, se aplica à área fotográfica e cinematográfica para referir-se à perspectiva de uma mensagem visual obtida pelas várias possibilidades de angulação para obter imagens. Para muitos autores, os enquadramentos influenciam a percepção da audiência, portanto, estão relacionados à hipótese de

  • A agenda-setting.
  • B Gatekeeping
  • C public agenda.
  • D policy agenda.
  • E diachronic process.

No que se refere à teoria do agendamento, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Em consequência da ação dos jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligência elementos específicos dos cenários públicos. II – As pessoas têm tendência para incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os “mass media” incluem ou excluem do seu próprio conteúdo. III – O público tende a atribuir àquilo que esse conteúdo inclui uma importância que reflete de perto a ênfase atribuída pelos “mass media” aos acontecimentos, aos problemas, às pessoas.

  • A Apenas o item I é verdadeiro.
  • B Apenas o item II é verdadeiro.
  • C Apenas o item III é verdadeiro.
  • D Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • E Todos os itens são verdadeiros.

Sobre a Hipótese do Agenda-Setting, é INCORRETO afirmar que:

  • A foi elaborada a partir do postulado de que a imprensa seria muito eficaz ao determinar aos seus leitores sobre o que pensar.
  • B legitima e defende o poder de persuasão dos media, ao considerar que o jornalista é o único profissional capaz de orientar corretamente as decisões dos leitores.
  • C tratava, na sua primeira elaboração, da possibilidade dos media estabelecerem a agenda de uma campanha política.
  • D está preocupada com a influência dos media na vida social e, em especial, na esfera política.
  • E defende a ideia de que os consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos veiculados na imprensa.
Entre as correntes teóricas da comunicação, uma abordagem importante para a compreensão das pesquisas na área é a hipótese do agenda setting, que
  • A entende a comunicação como processo vertical de transmissão de mensagens para um público alienado definido pelo conceito de massa.
  • B admite a existência de especialistas da comunicação que pautam o que é importante para a sociedade, motivo que leva o público à massificação e alienação.
  • C considera que os efeitos da mídia sobre o público são de longo prazo, não como formadores de opinião, mas causadores de efeitos diretos sobre a estrutura cognitiva das pessoas. É a maneira de cada indivíduo conhecer o mundo, modificado pelos meios de comunicação massa.
  • D define a comunicação como um processo em que a mensagem é transmitida por um canal para um receptor, que, como público, irá formar, com base nas mensagens, a sua visão de mundo.

Segundo esta hipótese, lançada em 1972, os temas discutidos no cotidiano são determinados pelas mensagens da mídia. Esta ideia foi antecipada por Walter Lippmann em “Opinião Pública” (1922), obra na qual o autor destacava o papel da imprensa no enquadramento da atenção dos leitores em direção a temas impostos por ela.
O texto dado aborda que teoria da comunicação e seus autores respectivamente?

  • A Agenda Setting, por Robert Park e Gay Talese.
  • B Agenda Setting, por Maxwell McCombs e Donald Shaw.
  • C Teoria Hipodérmica, por Harold Laswell e Melvin DeFleur
  • D Teoria Hipodérmica, por Claude Shannon e Edgar Morin.