Questões de Agenda Setting (Jornalismo)

Limpar Busca

A Teoria do Agendamento defende a ideia de que:

  • A Cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem.
  • B As notícias servem objetivamente a determinados interesses políticos.
  • C Os consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos que são veiculados na imprensa, sugerindo que os meios de comunicação agendam nossas conversas.
  • D O jornalismo é um negócio e, como tal, busca o lucro. Por isso, a organização está fundamentalmente voltada para o balanço contábil.
  • E O conteúdo das notícias é imposto aos jornalistas pelos dirigentes das empresas de comunicação e condicionado pela estrutura macroeconômica.

De acordo com o Agenda‑Setting, a agenda da mídia tem um maior efeito nas pessoas que participam das conversas sobre as questões levantadas pelos meios de comunicação e os elementos que as levam a buscá-los, por isso são o interesse pessoal e o nível de incerteza relativos ao assunto.

  • Certo
  • Errado

Leia o trecho abaixo, integrante do artigo WebTV: Perspectivas para Construções Sociais Coletivas.
A evolução das transmissões digitais, atualmente concretizada pela Internet, vem traçando novos paradigmas de comunicação, como a vídeo e a áudio conferência. Meios de transmissão mais _____ e com maior alcance e poder de comunicação estão ampliando ainda mais _____, e esse cenário é válido também para a televisão. É visível atualmente a grande influência que os meios de comunicação de massa vêm sofrendo com os avanços tecnológicos. As grandes corporações, desde o início da comunicação de massa, sempre foram _____ que atuavam como _____. Diziam o que deveria ou não entrar para a agenda social cotidiana, influenciando assim na formação da opinião pública e gostos populares. Essas grandes corporações ainda existem atualmente, fortalecidas com o grande capital que gira em torno _____. Porém, com a entrada das novas tecnologias no cenário mundial, eliminaram-se muitos dos filtros intermediários das organizações de mídia, encolhendo o tamanho mínimo do seu funcionamento. Em muitos casos, a linha divisória entre receptores e fontes vem se tornando cada vez mais _____.
(RIBEIRO: 2008, p.5, adaptado)
Assinale a opção que completa o texto corretamente.

  • A complexos; a monetização; grupos familiares; disseminadores de desinformação; das transmissões de esportes; oculta.
  • B baratos; as possibilidades; grupos de elite; filtros sociais; do entretenimento; tênue.
  • C caros; a segmentação; grupos monopolistas; gatekeepers; dos interesses político partidários; visível.
  • D simples; a concentração de capital; organizações populares; gatewatchers; das produções culturais; marcada.
  • E acessíveis; os empregos formais; organizações autoritárias; controladores de informação; da programação ao vivo; sinuosa.
Uma hipótese formulada nos anos 1970 por Maxwell McCombs e Donald Shaw que defende a ideia de que a Opinião Pública tende a dar maior relevância para assuntos que tenham maior exposição jornalística. Esta corrente do pensamento recebeu o nome de:
  • A Empírica de Campo.
  • B Newsmaking.
  • C Escola de Frankfurt.
  • D Agenda Setting.
  • E Gatekeeper.

Sobre as terias jornalísticas, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 Teoria do espelho 2 Teoria do newsmaking 3 Teoria do gatekeeper 4 Teoria organizacional  5 Teoria gnóstica 6 Teoria do agendamento
7 Teoria instrumentalista 8 Teoria etnográfica 9 Teoria dos definidores primários  10 Teoria da Nova História
( ) Defende uma nova atitude dos historiadores diante dos acontecimentos.
( ) A atividade jornalística é influenciada por rotinas produtivas e pelo poder de fontes privilegiadas.
( ) Está relacionada à antropologia social, ao estudo de outras culturas.
( ) Transmissão de valores e vocabulário a partir de ritos de iniciação.
( ) Trabalho jornalístico é dependente dos meios utilizados pelas empresas.
( ) Pressupõe a construção social da realidade.
( ) Notícias são filtradas por agentes selecionadores.
( ) Notícias servem a certos interesses políticos.
( ) Jornalismo reflete a realidade.
( ) Consumidores de notícias consideram mais importantes os assuntos que são veiculados na imprensa.
A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, é: 

  • A 1, 2, 3, 5, 4, 6, 7, 8, 9, 10.
  • B 8, 5, 4, 2, 3, 7, 1, 6, 10, 9.
  • C 9, 8, 5, 4, 2, 3, 7, 1, 6, 10.
  • D 10, 8, 9, 5, 4, 3, 2, 7, 1, 6.
  • E 10, 9, 8, 5, 4, 2, 3, 7, 1, 6.