Questões de Papéis e Responsabilidades do Tradutor-intérprete (Libras)

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Leia o texto a seguir.

O intérprete está completamente envolvido na interação comunicativa (social e cultural), com poder completo para influenciar o objeto e o produto da interpretação. Ele processa a informação dada na língua fonte e faz escolhas lexicais, estruturais, semânticas e pragmáticas na língua alvo que devem se aproximar o mais apropriadamente possível da informação dada na língua fonte. Assim sendo, o intérprete também precisa ter conhecimento técnico para que suas escolhas sejam apropriadas tecnicamente. Portanto, o ato de interpretar envolve processos altamente complexos.

Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/tradutorlibras.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2023.


Qual é o papel do intérprete? 

  • A Ser fluente em LIBRAS e Português (expressão e recepção).
  • B Estabelecer limites no seu envolvimento durante a atuação.
  • C Usar do bom senso, de um alto caráter moral e de ética em sua atuação profissional.
  • D Realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa.

Em consonância com a Lei N.º 12.319, de 1º de setembro de 2010, que regulamenta a profissão de tradutor, intérprete e guia-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), redação dada pela Lei N.º 14.704, de 2023, o tradutor e intérprete é o profissional que traduz e interpreta de uma língua de sinais para

  • A língua oral, ou vice-versa, nas modalidades visuais e orais.
  • B língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades que se apresentem.
  • C outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice-versa, nas modalidades visuais, orais e visuográficas.
  • D outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades em que se apresentem.

Em conformidade com a Nota Técnica N.º 02/2017da FEBRAPILS, que aborda a contratação do serviço de profissionais intérpretes de Libras/Português, os “fatores que contribuem para a necessidade de atuação de uma equipe de intérpretes” são:

  • A cursos, audiências e consultas jurídicas; situações que envolvam pessoas com dificuldades cognitivas e/ou emocionais; atendimento em unidades e instituições que não demandem atendimento psiquiátrico e psicoterápico.
  • B cursos, grandes conferências, seminários, discussões, debates, grandes reuniões coletivas e audiências e consultas jurídicas; situações que envolvam pessoas com dificuldades cognitivas e/ou emocionais; atendimento em unidades e instituições que demandem atendimento psiquiátrico e psicoterápico.
  • C grandes conferências, debates políticos e consultas jurídicas; situações que envolvam pessoas sem dificuldades cognitivas e/ou emocionais; atendimento em unidades e instituições que demandem atendimento psiquiátrico e psicoterápico.
  • D seminários, grandes reuniões coletivas e audiências jurídicas; situações que envolvam pessoas com dificuldades etárias, cognitivas e/ou emocionais; atendimento em unidades e instituições que demandem atendimento psiquiátrico, psicoterápico e cirúrgico.

No ambiente educacional, a atuação do tradutor e intérprete de LIBRAS

I é desnecessária nas aulas de ciências da natureza e matemática.
II deve primar pela neutralidade e confidencialidade.
III não contempla a interpretação de eventos e atividades.
IV é importante mesmo que haja oferta de aplicativos de tradução LIBRAS-português-LIBRAS, uma vez que essa é uma atribuição que dispositivos não conseguem desempenhar.

Assinale a opção correta.

  • A Apenas os itens I e II estão certos.
  • B Apenas os itens I e III estão certos.
  • C Apenas os itens II e IV estão certos.
  • D Apenas os itens III e IV estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.
Analise as informações a seguir:

I. Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais, TILS, é o profissional que traduz e/ou interpreta de uma dada língua de sinais para outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades que se apresentar.
II. Guia-Intérprete para Pessoas Surdocegas, GI, é o profissional que interpreta de acordo com as modalidades de comunicação específicas utilizadas pela pessoa surdocega. 

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.