Questões de Educação dos Surdos (Libras)

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“O Governo de Sergipe abriu nesta segunda-feira, 3, as inscrições para o primeiro concurso público da história da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de março de 2025. O feito é considerado um marco para a assistência social no estado, além de se destacar no cenário da inclusão, sendo o primeiro com vagas para tradutores e intérpretes de Libras em Sergipe.”

Governo do Estado de Sergipe- Notícias. 03/02/2025



A Libras- Língua Brasileira de Sinais, é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão, que apresenta uma estrutura gramatical própria constituindo um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.


Conforme a Lei nº 10.436/2002, deve ser garantido(a), por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos,

  • A assistência à saúde com tratamento adequado para pessoas portadoras de necessidades especiais, que estejam de acordo com as normais legais em vigor.
  • B a inclusão nos cursos de Formação Especial e nos cursos, exclusivamente, de Serviço Social, em seus níveis médio e superior, conforme a legislação vigente.
  • C formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais-Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
  • D a substituição da Língua Brasileira de Sinais pela Língua Portuguesa, escrita e falada, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • E a inclusão da Libras nos cursos de licenciatura, como disciplina curricular obrigatória e optativa para a formação do professor de Libras.

A Libras (Língua Brasileira de Sinais) desempenha um papel crucial na formação da identidade e cultura dos surdos.


Em relação a este assunto, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

  • A A Libras é uma forma simplificada de comunicação gestual, sem complexidade gramatical ou estrutura linguística própria.
  • B A cultura surda fundamenta-se de forma exclusiva na vivência auditiva, identitária, sem conexão com a linguagem de sinais e sem variações regionais ou culturais.
  • C A identidade surda é construída a partir da vivência compartilhada da comunidade surda, com a Libras como principal meio de comunicação e expressão cultural.
  • D A Libras é uma língua universal, utilizada por todas as pessoas surdas ao redor do mundo, sem variações regionais ou culturais.
  • E A cultura surda menospreza a Libras, já que a maioria dos indivíduos surdos opta por se expressar através da linguagem oral.

(Perlin e Miranda, 2003, p.217) afirmam que SER SURDO é “(...) olhar a identidade surda dentro dos componentes que constituem as identidades essenciais com as quais se agenciam as dinâmicas de poder. É uma experiência na convivência do ser na diferença.”


As identidades surdas desempenham um papel fundamental na formação educacional e social das pessoas surdas.


Analise as afirmativas sobre identidades surdas e seus locais sociais.



I. O desenvolvimento da identidade surda está, especificamente, associado ao acesso à Língua de Sinais, pois a oralização é suficiente para garantir a inclusão social da pessoa surda.


II. A identificação como surdo pode variar entre diferentes contextos, podendo envolver tanto aspectos linguísticos, quanto culturais e sociais.


III. A identidade surda é única e homogênea, não sendo influenciada por fatores como a experiência de vida, a comunicação e o contato com a comunidade surda.


IV. A construção da identidade surda pode ocorrer em diferentes espaços sociais, como escolas bilíngues, associações de surdos e grupos culturais que utilizam a Língua de Sinais.



Está correto o que se afirma em

  • A II e IV, apenas.
  • B IV, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I e IV, apenas.
  • E I, II, III, IV.

A história da Língua de Sinais apresenta um processo marcado por períodos de proibição e valorização da Língua de Sinais, influenciado por diferentes correntes filosóficas e educacionais.


Relacione cada abordagem com sua respectiva descrição.



1. Oralismo


2. Comunicação Total


3. Bilinguismo



( ) Abordagem que reconhece a Língua de Sinais como a primeira língua da pessoa surda e a língua oral/escrita como a segunda, promovendo o aprendizado das duas línguas.


( ) Método educacional que prioriza, exclusivamente, a fala com leitura labial, desconsiderando o uso da Língua de Sinais.


( ) Movimento que defende o uso simultâneo da escrita, dos gestos e da Língua de Sinais para facilitar a comunicação das pessoas surdas.



Assinale a alternativa correta.

  • A 3 – 2 – 1.
  • B 3 – 1 – 2.
  • C 2 – 1 – 3.
  • D 1 – 2 – 3.
  • E 1 – 3 – 2.

Segundo a BNCC, no ensino de Libras como segunda língua para ouvintes, o objetivo principal é:

  • A Ensinar Libras apenas para fins recreativos, sem necessidade de aprofundamento.
  • B Formar ouvintes proficientes que respeitem a cultura surda e compreendam Libras como sistema linguístico completo.
  • C Promover a substituição do uso da Língua Portuguesa pela Libras no cotidiano escolar.
  • D Aprender apenas sinais isolados para comunicação básica, sem considerar gramática ou cultura.