Questões de Desenvolvimento Escolar (Libras)

Limpar Busca

A respeito do uso da tecnologia no ensino de Libras e na comunicação da comunidade surda, assinale a alternativa correta:

  • A Softwares e aplicativos de tradução automática ainda possuem limitações e não substituem a atuação de intérpretes humanos.
  • B O uso de legendas em vídeos é suficiente para garantir a acessibilidade de surdos sinalizantes.
  • C A inteligência artificial já consegue interpretar Libras de forma perfeita, eliminando a necessidade de profissionais intérpretes.
  • D O ensino de Libras deve ocorrer apenas de forma presencial, pois as plataformas digitais não são eficazes para esse aprendizado.

Sobre a importância do currículo inclusivo e das adaptações pedagógicas no ensino de alunos surdos, marque a alternativa correta:

  • A O ensino de Libras não precisa ser incluído no currículo, pois os alunos surdos podem aprender apenas pelo uso do Português escrito.
  • B A adaptação curricular deve ser mínima, pois os alunos surdos devem aprender os conteúdos da mesma forma que os ouvintes.
  • C As adaptações devem garantir que os conteúdos sejam acessíveis na Libras, respeitando a estrutura visual-espacial da língua.
  • D A utilização de legendas e materiais escritos é suficiente para garantir a acessibilidade dos alunos surdos, dispensando o uso da Libras.

Leia as afirmativas sobre as estratégias pedagógicas no ensino de Libras:


I - O ensino de Libras deve priorizar abordagens visuais, explorando vídeos, imagens e materiais multimodais para facilitar a compreensão.


II - A utilização de metodologias interativas favorece o aprendizado da Libras, estimulando a prática em diferentes contextos sociais.


III - O ensino da Libras pode ocorrer exclusivamente por meio de apostilas escritas, sem necessidade de interação prática.


IV - O ensino da Libras deve respeitar os níveis de proficiência dos aprendizes, garantindo a progressão de complexidade nas estruturas linguísticas.


Estão corretas as afirmativas:

  • A I e III, apenas.
  • B I, II e IV, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I, II, III e IV.

O professor de Libras enfrenta desafios específicos ao ensinar alunos ouvintes em cursos de formação. Dentre os principais desafios, destaca-se:

  • A A obrigatoriedade de ensinar a Libras utilizando exclusivamente a escrita do português.
  • B A necessidade de adaptar a metodologia de ensino para alunos que não têm experiência prévia com uma língua visual-espacial.
  • C A imposição de que os alunos falem em voz alta os sinais enquanto os executam.
  • D A exigência de que todas as aulas sejam ministradas com apoio de legendagem simultânea.

Na prática pedagógica do professor de Libras, um dos desafios ao trabalhar com alunos surdos que possuem múltiplas deficiências é:

  • A A necessidade de utilizar exclusivamente a escrita do português para comunicação.
  • B A impossibilidade de ensinar Libras para alunos com deficiência intelectual.
  • C A adaptação dos sinais considerando limitações motoras e cognitivas dos alunos.
  • D A exigência de que os alunos utilizem aparelhos auditivos para compreender os sinais.