Questões de Papel do intérprete na Educação dos Surdos (Libras)

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Quanto a atuação do Intérprete de Libras, é correto afirmar, EXCETO:

  • A o intérprete deve conscientizar de que não é professor, todavia, em situações pedagógicas poderá resolver a questão.
  • B o intérprete de Libras deve dominar a língua de sinais e a língua portuguesa.
  • C poderá atuar em situações formais, como: escolas, palestras, reuniões, etc.
  • D a fluência da língua de sinais é obtida através da prática, sem dispor do aparato teórico que lhe concederia uma graduação especifica na interpretação e tradução da Libras.
  • E O intérprete de Libras tem a função de ser o canal comunicativo entre o aluno surdo, o professor, colegas e equipe escolar.

Historicamente, no mundo, a constituição da profissão de tradutor‐intérprete da língua de sinais se deu a partir do reconhecimento e valorização das atividades voluntárias que realizavam. Considerando a história da profissão de tradutor‐intérprete da língua de sinais, assinale a alternativa correta.

  • A Um elemento fundamental à profissionalização do tradutor‐intérprete foi o reconhecimento das línguas de sinais em cada país.
  • B A retirada dos surdos das discussões sociais foi determinante para a profissionalização do tradutor‐intérprete de língua de sinais.
  • C A profissão de tradutor‐intérprete ainda não é reconhecida como tal, necessitando regulamentação legal.
  • D Com o reconhecimento das línguas de sinais, os surdos passaram a agir com autonomia, prescindindo da atuação do tradutor‐intérprete.
  • E As conquistas sociais e cidadãs do povo surdo não foram suficientes para que as instituições garantissem acessibilidade por meio do tradutor‐intérprete.

A escolha da roupa que o intérprete de Libras deve usar no ato da interpretação é importante para que a(o)

  • A intérprete se sinta confortável com a vestimenta.
  • B roupa demonstre formalidade e profissionalismo.
  • C roupa tenha cor contrastante com a cor de pele do intérprete, auxiliando na visualização dos sinais.
  • D vestimenta dos profissionais da área seja padronizada.

A atuação de tradutores-intérpretes de língua brasileira de sinais, no ensino básico, é uma condição necessária de acessibilidade aos conteúdos curriculares quando, em sala de aula, há a presença de alunos

  • A com perda auditiva leve.
  • B com perda auditiva média e não usuários de libras.
  • C surdos oralizados e usuários de libras.
  • D surdos oralizados e não usuários de libras.
  • E surdos não oralizados e não usuários de libras.

A participação do intérprete de Libras-Português é um direito de alunos surdos ou com deficiência auditiva na inclusão escolar.

Neste contexto, o intérprete em sala de aula:

  • A trabalha de forma distinta se comparado ao intérprete generalista.
  • B em nada se distingue do intérprete generalista que atua em outros contextos.
  • C deve evitar qualquer tipo de envolvimento pedagógico com os professores.
  • D atua substituindo o professor regente de classe.
  • E realiza e corrige as atividades realizadas por alunos surdos.