Questões de Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil (Pedagogia)

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Considerando o trabalho de Zerbato e Mendes (2018), as autoras apontam que o ensino especial foi por muito tempo caracterizado pela segregação, com currículos inadequados e descontextualizados, o que reforçava a infantilização e o estigma de incapacidade dos estudantes da Educação Especial. De acordo com as autoras, havia o entendimento de que a Educação Especial seria mais adequada para a aprendizagem de alunos com deficiência, problemas de saúde ou qualquer inadequação em relação à estrutura dos sistemas de ensino, se fosse

  • A de responsabilidade de professores com especialização.
  • B atribuída a todos os alunos da escola.
  • C organizada de forma paralela à educação comum.
  • D oferecida em escola comum inclusiva.
  • E estruturada para o atendimento em contraturno escolar.

“Nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.”
O texto acima é estabelecido como regra de quais níveis de ensino da Educação Básica?

  • A Níveis fundamental e médio.
  • B Somente no nível fundamental.
  • C Somente no nível médio.
  • D Níveis médio e superior.
  • E Níveis fundamental e superior.

Na estrutura das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), os programas que são abertos à comunidade e cujas atividades são entendidas como uma prática acadêmica que interliga a universidade às necessidades da população, possibilitando a formação do profissional-cidadão e permitindo a constante busca do equilíbrio entre as demandas socialmente exigidas e as inovações que surgem do trabalho acadêmico, são os de

  • A ensino.
  • B extensão.
  • C pesquisa.
  • D inovação tecnológica.
  • E empreendedorismo.

Darcy Ribeiro foi um dos maiores intelectuais e teóricos da educação no Brasil e um dos idealizadores dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), os quais tinham como característica:

  • A Um currículo exclusivamente voltado para conteúdos acadêmicos, sem incluir atividades culturais ou esportivas.
  • B Funcionavam apenas em meio período, sem oferecer educação em tempo integral.
  • C Eram destinados exclusivamente ao ensino superior e não atendiam a educação básica.
  • D Ofereciam educação em tempo integral, incluindo assistência social, alimentação e atividades culturais e esportivas.

Darcy Ribeiro foi um dos maiores intelectuais e teóricos da educação no Brasil e um dos idealizadores dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), os quais tinham como característica:

  • A Um currículo exclusivamente voltado para conteúdos acadêmicos, sem incluir atividades culturais ou esportivas.
  • B Funcionavam apenas em meio período, sem oferecer educação em tempo integral.
  • C Eram destinados exclusivamente ao ensino superior e não atendiam a educação básica.
  • D Ofereciam educação em tempo integral, incluindo assistência social, alimentação e atividades culturais e esportivas.