Questão 34 Comentada - SEDUC-SP - Professor de Educação Básica II Educação Especial (Deficiência Intelectual) - VUNESP (2025)

Considerando o trabalho de Zerbato e Mendes (2018), as autoras apontam que o ensino especial foi por muito tempo caracterizado pela segregação, com currículos inadequados e descontextualizados, o que reforçava a infantilização e o estigma de incapacidade dos estudantes da Educação Especial. De acordo com as autoras, havia o entendimento de que a Educação Especial seria mais adequada para a aprendizagem de alunos com deficiência, problemas de saúde ou qualquer inadequação em relação à estrutura dos sistemas de ensino, se fosse

  • A de responsabilidade de professores com especialização.
  • B atribuída a todos os alunos da escola.
  • C organizada de forma paralela à educação comum.
  • D oferecida em escola comum inclusiva.
  • E estruturada para o atendimento em contraturno escolar.

Gabarito comentado da Questão 34 - SEDUC-SP - Professor de Educação Básica II Educação Especial (Deficiência Intelectual) - VUNESP (2025)

A alternativa correta é C, pois o texto de Zerbato e Mendes (2018) critica o modelo segregador da Educação Especial, que historicamente foi organizado de forma paralela à educação comum, reforçando a exclusão e a descontextualização curricular. As demais alternativas não correspondem ao contexto histórico criticado pelas autoras: A - A especialização dos professores, embora importante, não era o foco da crítica central sobre a segregação. B - A atribuição a todos os alunos não era uma cara...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium