Questões de O empréstimo público (Direito Financeiro)

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Empréstimos públicos visam captar recursos para investimentos ou reequilibrar o orçamento. Assinale a alternativa que contém a condição essencial para sua regularidade financeira.

  • A Omitir informações sobre garantias e prazos de amortização, deixando a contratação a critério do chefe do Poder Executivo.
  • B Assegurar previsão na lei orçamentária ou em créditos especiais, apresentando análise de viabilidade e impacto sobre a dívida pública.
  • C Dispensar autorização legislativa, pois a celebração de empréstimos é ato discricionário.
  • D Renunciar a qualquer forma de publicidade dos termos contratuais, por tratar-se de assunto estratégico.

Na contratação de uma operação de crédito de curto prazo pelo ente público, o registro contábil da obrigação, na fase do empenho, que corresponde à natureza de informação patrimonial é

  • A D – Empréstimo a curto prazo (F) C – Caixa e equivalentes de caixa em moeda nacional (F)
  • B D – Crédito disponível C – Crédito empenhado a liquidar
  • C D – Caixa e equivalentes de caixa em moeda nacional (F) C – Empréstimo a curto prazo – Externo (P)
  • D D – Empréstimo a curto prazo - Externo (P) C – Empréstimo a curto prazo - Externo (F)
  • E D - Serviços de Terceiros – PJ C – Fornecedores a curto prazo (F)

A respeito dos empréstimos públicos no Brasil, com base na legislação e jurisprudência nacionais, assinale a alternativa correta.

  • A É vedada a emissão de títulos da dívida pública pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
  • B As chamadas operações de antecipação de receitas orçamentárias não são consideradas juridicamente operações de crédito.
  • C Não há previsão constitucional para o estabelecimento pelo Poder Legislativo de limites para o endividamento público em âmbito federal, mas apenas em âmbito estadual e municipal.
  • D É vedada a concessão de empréstimos pelo governo federal e suas instituições financeiras para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
  • E A despesa com o pagamento dos juros e demais encargos da dívida pública classifica-se orçamentariamente como despesa de capital, não podendo ser superior à receita obtida com operações de crédito no respectivo exercício.

Ainda de acordo com a Lei de Responsabilidade fiscal afirma-se que, na qualidade de beneficiário de empréstimo, a operação de crédito entre uma instituição financeira estatal e o ente da Federação que a controle é:

  • A permitida, desde que com autorização da casa legislativa local.
  • B proibida até decisão judicial em contrário.
  • C proibida por disposição legislativa.
  • D permitida, desde que seja disponibilizada a fonte pagadora do empréstimo.
  • E proibida, salvo se houver declarado motivo de interesse público.

Com fundamento na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e na Lei n.º 4.320/1964, caso o setor de mineração brasileiro recorra ao Governo Federal com o objetivo de obter empréstimo para poder se capitalizar e aumentar a sua produção mineral, o empréstimo solicitado

  • A não poderá ser concedido, devido a proibição expressa na LRF.
  • B deverá ser contratado na forma de adiantamento de receitas orçamentárias, para quitação até o dia 31 de dezembro do mesmo exercício financeiro.
  • C não poderá ser concedido, em virtude de proibição expressa na Lei n.º 4.320/1964.
  • D poderá ser efetivado, desde que haja autorização em lei específica, observância às disposições da LDO e previsão na LOA ou em crédito adicional.
  • E poderá ser efetivado diretamente pelo Poder Executivo, já que independe de aprovação legislativa.