Questões de Modelo Burocrático de Organização (Administração Geral)

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Assinale a alternativa que apresenta o conceito básico de administração que é um sistema humano, social e cultural que, através da cooperação, recursos, normas estabelecidas e divisão de tarefas, realiza atividades com o objetivo de alcançar objetivos comuns ou compartilhados.
  • A Gerenciamento.
  • B Administração.
  • C Organização.
  • D Estruturação.
  • E Coordenação.

O processo de organização é pautado por alguns princípios ou elementos básicos, como preconizado por autores como Fayol e Urwick, entre outros. O grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida e eficiente é conhecido como:

  • A delegação;
  • B especialização do trabalho;
  • C coordenação;
  • D formalização;
  • E amplitude de controle.

Os funcionários públicos de uma prefeitura acompanharam, com atenção, a eleição de um candidato que defende um modelo de administração pública gerencialista inspirado, sobretudo, no modelo proposto por Bresser-Pereira. Tal concepção difere do modelo burocrático de gestão. Diante disso, espera-se que o prefeito recém-eleito fomente e implemente

  • A uma gestão pública baseada em leis racionais e controles baseados em normas e procedimentos padrão.
  • B projetos de inovação, com eficiência e eficácia, em consonância com as leis e costumes locais.
  • C iniciativas efetivas de gestão, com conselhos de notáveis e estruturada com base no conjunto de costumes.
  • D órgãos de controle, com a participação social e pautados pela transparência pública.
  • E procedimentos baseados em indicadores de qualidade, pautados pela transparência e calcados nos costumes.

Julgue o item relativo ás teorias da administração .


A promoção baseada no mérito, a divisão do trabalho e a aplicação de regras e procedimentos são elementos do modelo burocrático.


  • Certo
  • Errado

De acordo com o conceito de racionalidade burocrática, uma organização é considerada racional

  • A quando as metas individuais de seus colaboradores são consideradas para o desenvolvimento da visão organizacional.
  • B quando as metas individuais de seus colaboradores são consideradas, no curto prazo, para o desenvolvimento da cultura organizacional.
  • C quando as metas individuais de seus colaboradores são consideradas, no longo prazo, para o desenvolvimento da missão organizacional.
  • D se os meios mais eficientes são escolhidos para implementação das metas.
  • E se os resultados mais eficazes são escolhidos para implementação da cultura organizacional.