Questões de Modelo Burocrático de Organização (Administração Geral)

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Segundo Chiavenato (2021), entre as disfunções da burocracia estão:

I. Internalização das regras e apego aos regulamentos.
II. Resistência às mudanças.
III. Exibição de sinais de autoridade.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Max Weber, ao apresentar os conceitos de burocracia, demonstra pontos relevantes para esse desenvolvimento pessoal. De acordo com Santiago (2011), alguns desses pontos são: tarefas orientadas por tarefas escritas, sistematização da divisão do trabalho, cargos estabelecidos de forma hierarquizada. Da mesma maneira, como consequência humana, surgem distorções ao burocratismo, conforme Santiago. Assinale a alternativa que NÃO representa uma distorção ao burocratismo.

  • A Problema de poder.
  • B Fenômenos de coisificação.
  • C Processo decisório obscuro.
  • D Profissionalização dos participantes.
  • E Resiste à mudança e à história.

Considere as afirmações abaixo sobre as escolas da Administração.

I - Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente, para possibilitar a execução dos trabalhos com máxima produção a mínimo custo.
II - Henry Ford é um dos responsáveis pelo elevado grau de desenvolvimento da atual organização empresarial, no que diz respeito às peças padronizadas e ao trabalhador especializado.
III- Para Max Weber, as organizações formais, apresentam três características que formam o tipo ideal da burocracia: formalidade, impessoalidade e profissionalismo.
IV - Dentre os princípios de administração abordados por Fayol, destacam-se: divisão do trabalho, disciplina, interesse individual, importância na descentralização e a existência da dualidade de comando.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas III e IV.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas I e IV.
  • E I, II, III e IV.

A Era da Informação trouxe dinamismo, mudança e competitividade, e a Era Digital atropelou as mudanças e provocou fortes disrupções. Assim, os complicados processos estruturados, formalizados e burocratizados de avaliação do desempenho se mostraram insuficientes e inadequados pelo desgaste e pela frustração gerados pelos resultados negativos dessa avaliação. Nesse contexto, surgem novas tendências quanto à revisão do desempenho. Relacione as tendências apresentadas na coluna I, aos seus objetivos, apresentados na coluna II.
                                        Coluna I                                                                                                         Coluna II
1. Indicadores e métricas tendem a ser sistêmicos.                                         ( ) Evitar distorções e não desalinhar outros critérios de retroação.
2. Indicadores tendem a ser escolhidos em conjunto.                                      ( ) Deixar os meios por conta das pessoas.
3. Objetivos, metas e resultados são enfatizados.                                            ( ) Ver a empresa como um todo.
4. Avaliação do desempenho por meio de processos                                       ( ) Desburocratizar e desregulamentar a avaliação do desempenho. simples e não estruturados.
5. Medição e comparação de variáveis.                                                            ( ) Não cair na subjetividade ou na falta de critérios.

A sequência que preenche CORRETAMENTE a coluna II, de cima para baixo, é

  • A 2, 1, 5, 4, 3.
  • B 1, 5, 4, 2, 3.
  • C 3, 1, 2, 5, 4.
  • D 2, 3, 1, 4, 5.
  • E 5, 3, 2, 1, 4.

Entre as consequências imprevistas da burocracia, também conhecidas como disfunções, as quais resultam em ineficiência, figuram a dificuldade no atendimento ao cliente e os conflitos com o público.

  • Certo
  • Errado