Questões de Abordagem Estruturalista da Administração (Administração Geral)

Limpar Busca
Assinale a alternativa que apresenta o conceito básico de administração que é um sistema humano, social e cultural que, através da cooperação, recursos, normas estabelecidas e divisão de tarefas, realiza atividades com o objetivo de alcançar objetivos comuns ou compartilhados.
  • A Gerenciamento.
  • B Administração.
  • C Organização.
  • D Estruturação.
  • E Coordenação.

O processo de organização é pautado por alguns princípios ou elementos básicos, como preconizado por autores como Fayol e Urwick, entre outros. O grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida e eficiente é conhecido como:

  • A delegação;
  • B especialização do trabalho;
  • C coordenação;
  • D formalização;
  • E amplitude de controle.

Uma das formas mais comuns de representar graficamente uma organização, seja ela pública seja privada, grande ou pequena, é a pirâmide organizacional. Tal pirâmide evidencia os diferentes níveis existentes dentro de uma organização, bem como suas respectivas funções.
Sobre a pirâmide e os diferentes níveis organizacionais, avalie as assertivas a seguir.
I - O último nível, localizado no topo da pirâmide, é conhecido como Tático ou Gerencial, sendo lá onde se localizam os gerentes médios responsáveis por traduzir os objetivos gerais da organização em objetivos por áreas ou setores.
II - O primeiro nível, representado pela base da pirâmide, corresponde ao Operacional e compreende os profissionais responsáveis pela execução das atividades cotidianas indispensáveis ao funcionamento da organização.
III - O nível Operacional é aquele de menor importância dentro da organização, por isso nele se localizam os profissionais com menores salários e atribuições.
IV - O nível Estratégico é aquele focado especificamente na gestão dos recursos financeiros da organização, uma vez que eles são os principais recursos geradores de desempenho positivos.
Está correto apenas o que se afirma em

  • A II.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D II, III e IV.

Julgue o item relativo ás teorias da administração .


A promoção baseada no mérito, a divisão do trabalho e a aplicação de regras e procedimentos são elementos do modelo burocrático.


  • Certo
  • Errado

De acordo com o conceito de racionalidade burocrática, uma organização é considerada racional

  • A quando as metas individuais de seus colaboradores são consideradas para o desenvolvimento da visão organizacional.
  • B quando as metas individuais de seus colaboradores são consideradas, no curto prazo, para o desenvolvimento da cultura organizacional.
  • C quando as metas individuais de seus colaboradores são consideradas, no longo prazo, para o desenvolvimento da missão organizacional.
  • D se os meios mais eficientes são escolhidos para implementação das metas.
  • E se os resultados mais eficazes são escolhidos para implementação da cultura organizacional.