Questões de Decorrências da Teoria Neoclássica: Processo Administrativo - Controle (Administração Geral)

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Analise o trecho a seguir:

É a ação que tem foco nas atividades e no consumo dos departamentos da empresa. Seus componentes lógicos sistematizados são: padrões – aquisição de informações – comparação – ação corretiva.

A que ação organizacional o trecho se refere?

  • A Tomada de decisão.
  • B Controle operacional.
  • C Auditoria organizacional.
  • D Avaliação de desempenho.

No contexto organizacional, é possível identificar abordagens de controle burocrático ou descentralizado, que refletem filosofias distintas da cultura corporativa de cada organização. Em muitos casos, alguns aspectos de ambas as abordagens de controle estão presentes em um mesmo ambiente organizacional, mas é comum que haja uma maior ênfase em uma abordagem, em detrimento da outra. Assinale a alternativa que corresponde a características da abordagem de controle descentralizado.

  • A Descrições de cargo baseadas nos resultados, com ênfase nas metas a serem alcançadas.
  • B Uso de regras e procedimentos detalhados, com sistemas formais de controle.
  • C Autoridade de cima para baixo, hierarquia formal, poder da posição, inspetores de controle de qualidade.
  • D Ênfase em recompensas extrínsecas (pagamentos, benefícios, status).
  • E Participação limitada e formalizada dos funcionários.

Consiste em um tipo de controle realizado no nível intermediário das empresas (controle tático):

  • A relatórios contábeis.
  • B controle orçamentário.
  • C produção em linha de montagem.
  • D controle de qualidade.

Para a existência, a sobrevivência e o sucesso das instituições é fundamental a administração, que trata:

  • A do planejamento, da estruturação, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização
  • B da visão organizacional, que deve estar voltada totalmente para a obtenção de lucros a partir do menor esforço possível
  • C do uso de conhecimento especializado para facilitar a execução de tarefas, de modo rápido e simplista
  • D do relacionamento interpessoal e grupal na empresa, exclusivamente

A função da administração, cuja finalidade é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem, tanto quanto possível, aos objetivos previamente estabelecidos, é a de

  • A planejamento.
  • B organização.
  • C direção.
  • D controle.