Questões de Mobilidade (Arquitetura)

Limpar Busca

Os elementos ou condições que possam interferir no fluxo de pedestres, como por exemplo, mobiliário urbano, vegetação, entre outros, são denominados como:

  • A Obstáculos de rota.
  • B Obstáculos urbanos.
  • C Fatores de impedância.
  • D Elementos restritivos.
Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao dimensionamento mínimo das calçadas (passeio público):
  • A A faixa de serviço serve para acomodar o mobiliário, os canteiros, as árvores e os postes de iluminação ou sinalização. Nas calçadas a serem construídas, recomenda-se reservar uma faixa de serviço com largura mínima de 0,60 metros.
  • B A faixa livre ou passeio destina-se exclusivamente à circulação de pedestres, deve ser livre de qualquer obstáculo, ter inclinação transversal até 3 %, ser contínua entre lotes e ter no mínimo 1,20 metros de largura e 2,10 metros de altura livre.
  • C A faixa de acesso consiste no espaço de passagem da área pública para o lote. Esta faixa é possível apenas em calçadas com largura superior a 2,00 metros. Serve para acomodar a rampa de acesso aos lotes lindeiros sob autorização do município para edificações já construídas.
  • D O acesso de veículos aos lotes e seus espaços de circulação e estacionamento deve ser feito de forma a não interferir na faixa livre de circulação de pedestres, sem criar degraus ou desníveis. Nas faixas de serviço e de acesso é permitida a existência de rampas.
  • E As obras eventualmente existentes sobre o passeio devem ser convenientemente sinalizadas e isoladas, assegurando-se a largura mínima de 1,20 metros para circulação, garantindo-se as condições de acesso e segurança de pedestres e pessoas com mobilidade reduzida.

A mobilidade urbana é um problema que afeta as grandes cidades na atualidade do Brasil e do mundo. Por isso, em várias cidades, verifica-se iniciativas que buscam oferecer soluções para esse problema.

O sistema alternativo que atende às demandas ambientais e econômicas para a mobilidade urbana é

  • A compartilhamento de bicicletas e patinetes.
  • B sistema de táxis-lotação, com itinerário semelhante ao dos ônibus.
  • C sistema de trens metropolitanos movidos por eletricidade.
  • D transporte automotivo por aplicativo.

No planejamento Urbano do Município de Marília, a legislação aplicável prevê que o sistema de transportes urbanos

  • A assumirá uma configuração linear, com a implantação de um corredor segregado de média capacidade (BRT) paralelo ao corredor rodoviário SP-294/SP-333, induzindo o crescimento da cidade na direção leste-oeste.
  • B será estruturado como uma malha ortogonal de corredores troncais, sendo o quadrilátero central constituído pelo centro da cidade, e linhas de micro-ônibus sincronizadas com o sistema tronco.
  • C será estruturado com base em pesquisas de origem e destino, para implantação de um sistema de linhas tronco, terminais de passageiros em quatro zonas da cidade e linhas de micro-ônibus sincronizadas com o sistema tronco.
  • D consistirá em um conjunto de linhas radiais centro-bairro, irradiadas a partir de um terminal de passageiros central, no qual poderá ser realizada a transferência entre linhas sem pagamento de nova passagem.
  • E consistirá em um conjunto de linhas radiais centro- -bairro, irradiadas a partir de um terminal de passageiros central, com a cobrança de tarifas por seção, criando-se duas zonas de acesso.
Sobre o Sistema de circulação e transporte, Pedro Paulino Guimarães (2004, p. 149) explana que desde que o homem demarcou um caminho através da paisagem, as rotas das viagens tornaram-se os elementos vitais na estruturação do comércio, intercâmbio cultural e conquistas militares. [...] A circulação e intercomunicação talvez sejam as funções mais essenciais de uma cidade, porém a livre movimentação do pedestre é difícil de alcançar e os serviços de transporte, os mais susceptíveis de funcionarem insatisfatoriamente nos grandes centros urbanos. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.
I. Podemos afirmar que o automóvel é um dos mais importantes signos de nossos tempos e interfere diretamente sobre o conjunto da vida do homem, interferindo na redefinição de sociedade, do espaço geográfico e urbano. II. Com a liberdade de movimento proporcionada pela evolução nos transportes atingiu um estágio tão avançado, que gerou o problema de como controlar a velocidade e parar. III. No momento que possuímos estradas que atravessam ou penetram a área urbana é gerado grave falha na segurança da população, e para que este fator fosse minimizado seria necessário que as ruas e rodovias estivessem bem ordenadas de acordo com projetos urbanísticos voltados para o sistema de circulação e transporte, devidamente alinhados com os órgãos competentes de tráfego das cidades.
Assinale a alternativa correta.
  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • B As afirmativas I, II e III estão corretas
  • C Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  • D Apenas a afirmativa I está correta