Questões de Mobilidade (Arquitetura)

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É esperado que um plano de mobilidade urbana considere todos os tipos de transporte e necessidades da população, desde o sair da sua casa e chegar ao destino pretendido, utilizando desde calçadas ao transporte público (MDT, 2009).

Analise as afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Para o acesso às áreas de estacionamento de veículos, será permitido o rebaixamento do meio-fio, desde que o número de vagas seja inferior ou igual a 10 (dez) e a extensão do meio-fio rebaixado não ultrapasse 15m (quinze metros) para cada lote ou empreendimento.
  • B Quando os terrenos forem de esquina, o rebaixamento do meio-fio poderá ser permitido, desde que o seu início fique a uma distância mínima de 5m (cinco metros) da esquina da via, quando tiverem testadas voltadas para os Corredores de Transporte Metropolitano, Urbano Principal e Urbano Secundário.
  • C A área destinada às vagas de estacionamento de veículos, circulação e manobra, deverá dispor de vagas numeradas e atender às dimensões mínimas explicitadas na lei, sendo permitidas vagas duplas enfileiradas desde que vinculadas a uma mesma unidade da edificação.
  • D Em caso de terreno com número de vagas superior a 10 (dez) vagas,somente será permitido o rebaixamento do meio-fio em um único ponto, observada a extensão máxima de 7m (sete metros) ou em pontos distintos com extensão máxima de 4m (quatro metros), para a entrada e saída de veículos.
  • E Para empreendimentos de uso habitacional, localizados nos Corredores de Transporte Metropolitano e Urbano Principal, que demandarem número de vagas de estacionamento superior a 100(cem), os acessos efetuados por via lateral ao lote devem manter uma distância mínima de 20m (vinte metros) da testada do lote lindeira ao corredor.

Nos planejamentos de obras, em um projeto que consta intervenções em vias urbanas, no sentido de adequá-las aos critérios de acessibilidade, é necessário verificar, entre outras, a compatibilidade entre a largura de uma via e o tempo necessário para travessias verificado em semáforo de pedestres. Diante do exposto, assinale a correta relação entre o tempo de travessia adequado à marcha de pessoas com mobilidade reduzida e a largura de uma via.

  • A 5 segundos para via com 3 metros de largura.
  • B 4,56 segundos para via com 3,80 metros de largura.
  • C 8,25 segundos para via com 3,30 metros de largura.
  • D 17,50 segundos para via com 3,50 metros de largura.

Na geometria de um projeto de urbanismo, em greides viários, as concordâncias verticais (curvas verticais do greide) entre rampas com diferentes declividades longitudinais (trechos retilíneos do greide) configuram uma série de parábolas entre rampas de declividade constante do greide. O comprimento horizontal de um trecho em curva vertical (parábola), entre rampas (trechos retilíneos do greide), varia proporcionalmente, dentre outras, à

  • A velocidade diretriz de projeto da via e dos desníveis entre a via e os imóveis lindeiros (confrontantes com a via).
  • B velocidade diretriz de projeto da via e da diferença entre as declividades das duas rampas.
  • C largura do leito viário e dos desníveis entre a via e os imóveis lindeiros (confrontantes com a via).
  • D largura do leito viário e da diferença entre as declividades das duas rampas.
Julgue o item subsequente.
Ao desenvolver projeto de travessia acessível em vias públicas ou em áreas internas de edificações ou espaços de uso coletivo e privativo, com circulação de veículos, são recomendáveis alternativas com redução de percurso, com faixa elevada ou com rebaixamento da calçada. 

  • Certo
  • Errado

Julgue o item subsequente, com base na Lei n.º 11.124/2005, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) e na Lei n.º 13.089/2015, que institui o Estatuto da Metrópole.


A governança interfederativa das regiões metropolitanas deve observar, como princípio, a busca do desenvolvimento sustentável.

  • Certo
  • Errado