Questões de Mídia Training (Jornalismo)

Limpar Busca

Julgue o item subsequente, relativo ao relacionamento de dirigentes de organizações com jornalistas da imprensa internacional.


É recomendável que, durante a entrevista, o dirigente da organização forneça exemplos, destaque os benefícios do trabalho e se inclua como membro da equipe de colaboradores ao se referir às conquistas e realizações da organização.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item subsequente, relativo ao relacionamento de dirigentes de organizações com jornalistas da imprensa internacional.


Em entrevista coletiva a representantes da imprensa internacional, o dirigente de uma organização deve usar os termos técnicos próprios à sua função ao tratar de assunto técnico relacionado à instituição.

  • Certo
  • Errado

Qual é o principal objetivo de aplicar o Media Training para porta-vozes de organizações governamentais?

  • A Aprender a escrever comunicados para imprensa.
  • B Aperfeiçoar a capacidade de se relacionar com jornalistas durante entrevistas e eventos.
  • C Criar campanhas publicitárias eficazes.
  • D Desenvolver habilidades em redes sociais.
  • E Realizar análises de concorrência no mercado.

A capacitação, através de ações de media training, é fundamental para comunicação organizacional. Nesse processo, espera-se que, a partir desse treinamento, seja possível

  • A controlar as intervenções dos jornalistas de modo a deixar as fontes mais confortáveis para transmitir a versão da empresa sobre um determinado assunto.
  • B ajudar as fontes a se apresentarem de maneira adequada, para que a imprensa e, por extensão, a sociedade obtenham informações relevantes.
  • C ofertar um manual de ações padronizadas, adequadas a qualquer empresa ou situação de enfrentamento entre fontes de informação e jornalistas.
  • D gerar oportunidades de qualificar as estratégias empresariais de sonegação de informações em caso de situações de crise de imagem.
  • E estabelecer mecanismos de favorecimento para os jornalistas que se propuserem a oferecer mais espaço editorial para as informações positivas para a empresa.

A assessoria de imprensa desempenha um papel fundamental na construção da imagem pública de uma organização. Segundo Jorge Duarte, (2011), "a atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação e imprensa. Busca, essencialmente, atender às demandas por informações relacionadas a uma organização ou fonte em particular". Qual das alternativas não corresponde a uma função típica da assessoria de imprensa?

  • A Elaboração de press releases com informações relevantes para a mídia.
  • B Monitoramento constante da imagem da organização na imprensa e nas redes sociais.
  • C Coordenação de crises de imagem e gerenciamento de rumores.
  • D Criação de campanhas publicitárias de grande alcance, voltadas ao público consumidor.