Questões de Geradores, Moderadores e Fluxo de Tráfego (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Segundo os conceitos de engenharia de tráfego, a densidade de um fluxo corresponde

  • A à velocidade média dos veículos, em determinado trecho.
  • B à quantidade de veículos por comprimento de via e faixa.
  • C ao intervalo entre passagens sucessivas de veículos, por faixa.
  • D à quantidade de veículos atravessando uma seção, por unidade de tempo.
  • E ao tempo de percurso dos veículos, por unidade de comprimento da via.

Para as características básicas de um sistema de fila temos as seguintes informações:
I. Utilização do sistema: ρ = λ/μ Em que: λ = taxa de chegada de clientes e μ = taxa de atendimento. II. Probabilidade de que o sistema esteja ocioso: é a probabilidade de que não haja nenhum cliente esperando ou sendo atendido. Designando essa probabilidade por P(0), temos: P(0) = 1 – ρ = 1 - λ/μ III. Probabilidade de que haja n clientes no sistema: o sistema compreende a própria fila mais os clientes que estão sendo atendidos no posto de atendimento. P(n) = (λ/μ)n P(0)
Para a situação de um aeroporto, com taxa de chegada de aviões igual 1 a cada 2 minutos e taxa de pouso igual 1 avião a cada minuto e supondo que tanto a taxa de chegada como a taxa de pouso dos aviões obedeçam à distribuição de Poisson, calcule (a) taxa de utilização do sistema de aterrissagem do aeroporto e (b) a probabilidade de que nenhum avião esteja pousando ou aguardando liberação de pista.
Os valores de a e b são, respectivamente,

  • A 1,0 e 0,5.
  • B 0,2 e 0,5.
  • C 0,5 e 0,2.
  • D 0,5 e 0,5.
  • E 0,3 e 0,5.

Para uma rodovia brasileira, verificou-se um fluxo de tráfego (q) correspondente a 4000 veículos/hora. O headway, em segundos/veículo, é igual a

  • A 0,8.
  • B 60.
  • C 1,11.
  • D 0,90.
  • E 4000.
A Portaria INMETRO Nº 158/2022 que aprova o Regulamento Técnico Metrológico consolidado para medidores de velocidade de veículos automotores, estabelece no Anexo A os erros máximos admissíveis durante a avaliação técnica dos modelos de medidores de velocidade. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Em laboratório: - para velocidades menores ou iguais a 150 km/h: ± 1 km/h; - para velocidades maiores do que 150 km/h e menores ou iguais a 250 km/h: ± 2 km/h; - para velocidades maiores do que 250 km/h: ± 3 km/h;

( ) Em campo: Instrumentos fixos, estáticos e portáteis: - para velocidades menores ou iguais a 100 km/h: ± 3 km/h; - para velocidades maiores do que 100 km/h: ± 3%;

( ) Em campo: Instrumentos móveis: - para velocidades menores ou iguais a 100 km/h: ± 5 km/h; - para velocidades maiores do que 100 km/h: ± 3%;

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
  • A F - F - V
  • B F - V - F
  • C V - F - V
  • D V - F - F
Para o dimensionamento de frota no transporte urbano de passageiros um dos conceitos básicos é o Fator de Renovação (FR). Pode-se afirmar que FR:
  • A É dado pela equação resultante da divisão do total de passageiros no trecho crítico por hora pelo total de passageiros transportados na linha por hora
  • B É o total de passageiros no trecho crítico por hora
  • C É um indicador de renovação de passageiros na linha
  • D É a quantidade de partidas de ônibus para atender a demanda