Considerando o papel fundamental da infraestrutura de transportes de passageiros para o desenvolvimento urbano e a melhoria da mobilidade, é necessário avaliar a capacidade das redes de transporte em atender a diferentes demandas populacionais e garantir a sustentabilidade do sistema. A Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012) orienta que os sistemas de transporte público devem ser planejados e implementados, considerando a integração entre os diferentes modais e as características desejadas do transporte. Nesse contexto, a infraestrutura de transportes de passageiros desempenha um papel importante na criação de sistemas de transporte eficientes e adequados às necessidades da população. Trata-se de uma característica fundamental da infraestrutura de transportes para o planejamento da produção de sistemas de transporte de passageiros:
- A Ser pensada apenas para grandes centros urbanos, uma vez que as regiões periféricas não apresentam uma demanda significativa por transporte público.
- B Ser desenvolvida sem a preocupação com a acessibilidade de pessoas de mobilidade reduzida, uma vez que os custos de adaptação para elas são elevados.
- C Ser planejada exclusivamente para o transporte rodoviário, sem considerar a integração com outros modais de transporte, pois isso irá garantir maior eficiência no uso dos recursos disponíveis.
- D Garantir a integração entre os modais de transporte, como ônibus, metrô/trem, aviação e sistemas de ciclovias, de forma a atender às necessidades de mobilidade de diferentes grupos sociais e minimizar o tempo de viagem.