Questões de Planejamento Urbano (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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A seguinte figura representa uma via urbana:



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Qual definição recebe esta ilustração?

  • A Via local.
  • B Via coletora.
  • C Via arterial.
  • D Via de trânsito rápido.
  • E Estrada.

A ARCE avaliará a expansão do transporte público em uma região metropolitana que apresenta crescimento populacional acelerado e problemas de mobilidade urbana. Para subsidiar a tomada de decisão, é fundamental realizar uma análise de demanda baseada em diferentes níveis de previsão e modelos de transporte. Considerando os aspectos técnicos de análise de demanda, trata-se da abordagem correta para a análise da demanda de transportes nessa região:

  • A Utilizar apenas pesquisas de opinião com usuários do transporte público, pois as percepções individuais são a principal variável na modelagem da demanda futura.
  • B Priorizar apenas a análise da oferta de transporte público atual, avaliando a quantidade de veículos disponíveis e a capacidade operacional das linhas, sem considerar dados socioeconômicos.
  • C Fazer uso, exclusivamente, dos dados históricos de passageiros transportados nos últimos cinco anos para projetar a demanda futura, pois séries temporais são suficientes para previsões acuradas.
  • D Aplicar modelos de previsão de demanda baseados na interação entre oferta e demanda, considerando o zoneamento urbano, dados socioeconômicos da população e características da infraestrutura de transporte, para estimar cenários futuros de mobilidade.

Um engenheiro de tráfego está analisando o fluxo de veículos em uma rodovia para planejar possíveis melhorias na infraestrutura ou propor a concessão dela. Ele precisa calcular um indicador que representa a média dos volumes de veículos que circulam durante vinte e quatro horas em um trecho da via ao longo de um ano. O profissional indica que devem ser feitas contagens classificatórias e conversão dos carros em carros tipos para poder padronizar eixos que poderão ser cobrados no pedágio, caso seja decidido conceder a rodovia. A definição e a adoção do indicador correto são essenciais para prever receitas de pedágios e estabelecer prioridades de investimentos. Considerando a literatura científica de tráfego, assinale a alternativa que demonstra o nome desse indicador.

  • A Volume da 30ª Hora (VH30).
  • B Unidade de Tráfego Misto (UTM).
  • C Volume Horário de Projeto (VHP).
  • D Volume Médio Diário Anual (VMDa).

Considerando o papel fundamental da infraestrutura de transportes de passageiros para o desenvolvimento urbano e a melhoria da mobilidade, é necessário avaliar a capacidade das redes de transporte em atender a diferentes demandas populacionais e garantir a sustentabilidade do sistema. A Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012) orienta que os sistemas de transporte público devem ser planejados e implementados, considerando a integração entre os diferentes modais e as características desejadas do transporte. Nesse contexto, a infraestrutura de transportes de passageiros desempenha um papel importante na criação de sistemas de transporte eficientes e adequados às necessidades da população. Trata-se de uma característica fundamental da infraestrutura de transportes para o planejamento da produção de sistemas de transporte de passageiros:

  • A Ser pensada apenas para grandes centros urbanos, uma vez que as regiões periféricas não apresentam uma demanda significativa por transporte público.
  • B Ser desenvolvida sem a preocupação com a acessibilidade de pessoas de mobilidade reduzida, uma vez que os custos de adaptação para elas são elevados.
  • C Ser planejada exclusivamente para o transporte rodoviário, sem considerar a integração com outros modais de transporte, pois isso irá garantir maior eficiência no uso dos recursos disponíveis.
  • D Garantir a integração entre os modais de transporte, como ônibus, metrô/trem, aviação e sistemas de ciclovias, de forma a atender às necessidades de mobilidade de diferentes grupos sociais e minimizar o tempo de viagem.

O analista de transportes de uma cidade de médio porte do interior do estado recebeu uma solicitação para fazer o estudo de um novo sistema de transporte público, pois o município enfrenta desafios como congestionamentos em horários de pico, baixa oferta de transporte coletivo e alto custo de deslocamento para os cidadãos. A proposta prévia é de implementar um sistema de transporte integrado, combinando ônibus de faixa exclusiva e bicicletas compartilhadas. Considerando o planejamento de sistemas de transporte, assinale, a seguir, a melhor abordagem para a análise da viabilidade desse projeto.

  • A Substituir a proposta por um aumento na frota de veículos particulares, pois isso irá reduzir o tempo de deslocamento dos cidadãos sem necessidade de investimento público em transporte coletivo; realizar estudos e acompanhamento do aplicado para verificar a viabilidade.
  • B Priorizar a implementação das bicicletas compartilhadas como solução principal, pois esse modal é sustentável e de baixo custo operacional, eliminando a necessidade de investimentos em infraestrutura viária e qualquer estudo prévio, pois o importante é sanar rapidamente o problema.
  • C Realizar estudos de demanda; avaliar os impactos sociais e ambientais antes da implementação; delimitar cenários de implementação do novo sistema com horizontes temporais; fazer análises de custo-benefício ou de viabilidade financeira da proposta para o município e encaminhar para o órgão.
  • D Implementar imediatamente o sistema de ônibus em faixas exclusivas, sem necessidade de estudos prévios, visto que a experiência de outras cidades demonstra a eficiência desse modelo de transporte e não necessita fazer nenhum estudo prévio, basta transladar a experiência da outra cidade para essa.