Questões de Equipamentos e Acessórios (Áudio e Vídeo)

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Nas câmeras de cinema e nas câmeras de fotografia analógicas, o registro das impressões luminosas se dá por um processo químico, no qual a prata contida na emulsão fotográfica escurece com a presença da luz. Cada tipo de filme tem uma sensibilidade diferente à luz. Na fotografia e no cinema digital, o sensor é o responsável pelo registro das impressões luminosas para produzir imagens digitais. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
  • A A sensibilidade à luz foi padronizada em uma unidade chamada de DLSR, que propõe uma escala aritmética para a resposta tonal à quantidade de luz. Dessa forma, nessa escala, um sensor classificado como 500 é duas vezes mais sensível à luz do que um 200, que, por sua vez, é duas vezes mais sensível do que um 150.
  • B No uso da câmera digital, quanto mais aberto estiver o diafragma, mais elementos da imagem enxergamos em foco no resultado final do material gravado.
  • C O uso de diferentes tempos de exposição, além de alterar a quantidade de luz que chega ao sensor, irá alterar o registro do movimento ocorrido durante o tempo de exposição – é o chamado Eye Length shutter.
  • D O corpo da câmera é provido de um obturador, que controla o tempo de exposição do sensor à luz. O obturador trabalha em uma escala de frações de segundo. O diafragma é composto por um conjunto de lâminas de metal que abrem ou fecham conforme nossa necessidade. O diâmetro de abertura do diafragma segue uma escala na qual cada unidade, chamada de número “f”, tem a metade do diâmetro da anterior.
  • E A distância focal define o grau de tendência dos raios de luz de um sistema ótico. Em outras palavras, ela define o ângulo de visão de cada objetiva, e não altera a profundidade de campo sem auxílio do diafragma.
O microfone é uma das peças essenciais de um sistema de áudio e pode ser classificado quanto à sua polaridade ou quanto à sua forma de transdução. Em relação à polaridade, pode ter diversas aplicações. Sendo assim, observe o diagrama polar do microfone da seguinte figura e assinale a alternativa que melhor corresponde à sua aplicação.


  • A Hipercardioide: o diafragma polar se estreita, com o lóbulo posterior maior e provocado pelo som que entra pelas aberturas traseiras. Esse microfone deve ser utilizado para linguagem radiofônica e que, em situações ao vivo, permanece ligado ao retorno de som, sem risco de provocar realimentação acústica.
  • B Bidirecional: nesse microfone, o cancelamento ocorrerá exatamente nos ângulos de 90 graus, sendo utilizado para entrevistas com repórter e entrevistado frente a frente.
  • C Cardioide: esse tipo de microfone é unidirecional, favorecendo apenas uma direção, aquela que está na frente do microfone. Pode ser utilizado em palestras e em entrevistas jornalísticas para televisão.
  • D Supercardioide: nesse microfone a intensidade de ganho de som é constante para qualquer direção, como em um círculo. É ideal para situações de captação de som para cinema e audiovisual.
  • E Cardioide: o diafragma desse microfone está denominado como figura de oito, sendo utilizado na técnica de captação M-S em captação estéreo. Todo o som capturado vem a partir da velocidade do som capturada em 360 graus de todas as direções por esse microfone. É ótimo para situações de show ao vivo e palestras.
Sobre amplificadores de som, assinale a alternativa correta.
  • A O “Amp” é conhecido por ser um amplificador de baixa potência, com controle de ganho, que tem como principal característica, com relação ao ruído, o fato de que quanto maior a relação sinal/ruído pior.
  • B O pre-Amp ou pre-amplificador é um amplificador de potência que nunca vai ter controle de tonalidade e de PAN.
  • C O power Amp não tem estágio de potência.
  • D Os amplificadores de referência são valvulados e têm como principal característica uma resposta de sons para o grave, colorindo os sons.
  • E Alguns amplificadores de potência podem possuir um pré, que condiciona o sinal para o nível adequado. Podem ter controles de tonalidade e de balanço (esquerdo/direito).
Em um processo de gravação de áudio, podem ser utilizados vários microfones, cada um atendendo a determinado instrumento ou voz. Quando desejamos obter um resultado mais natural, é possível recorrer a uma captação de som estéreo. Assim, assinale a alternativa que corresponde a um tipo correto de técnica de captação de som em estéreo.
  • A Captação M/S: Captação mid/sides, que consiste em dois microfones espaçados de 15cm formando um ângulo de 100o que “abre” a imagem sonora capturada.
  • B Captação Binaural consiste em usar uma barreira acústica, perpendicular à frente do campo de captação, de modo a criar dois lados, faces da barreira.
  • C Decca Tree consiste em um conjunto de três microfones omnidirecionais, montados em um suporte que estabelece uma distância de 2 metros entre os microfones laterais, e uma distância de 1,5 metros entre o microfone central e a linha que corre entre as laterais.
  • D Captação coincidente (A/B) utiliza em geral um cardioide frontal e um bidirecional, de frente para a esquerda.
  • E Captação ORTF usada para obtenção de um estéreo exagerado, sem compromisso com a realidade.
Qual é a finalidade do balanço de branco na câmera?
  • A Determina justamente como o sensor concebe o tom de cor da luz de cada ambiente que está sendo fotografado ou filmado.
  • B Permite calcular a distância ideal máxima onde um objeto precisa estar colocado para ser fotografado perfeitamente em foco.
  • C Regula os chamados f-stop, derivando do termo utilizado em inglês stopps.
  • D Permite um filtro verde, no qual o azul e o vermelho da luz passem pela imagem fotografada e amarelada.
  • E É nesse menu que o tamanho real e a resolução da imagem podem ser modificados. É preciso tomar cuidado com o cálculo da resolução de imagem ao se fazerem alterações durante a filmagem.