A particularidade do trabalho da(o) assistente social na educação expressa a dinâmica contraditória dessa política na sociedade capitalista, sendo constituída por diferentes dimensões voltadas à
- A socialização de informações, à dignidade da pessoa humana e à qualidade social, todas capturadas nas particularidades da unidade escolar pelas(os) usuárias(os) com vistas à garantia da pedagogia das competências.
- B defesa da equidade, à liberdade como valor central e à justiça na constituição do ser social, todas pautadas nos princípios da pedagogia da autonomia com vistas à defesa da democracia e da liberdade da classe trabalhadora.
- C conquista dos direitos sociais e humanos, à superação do preconceito e à participação popular, todas estruturadas na lógica social do capital com vistas à proteção social e ao respeito pela igualdade de oportunidade.
- D garantia do acesso e da permanência, à gestão democrática e à qualidade da educação, todas inscritas no bojo das lutas sociais pelo reconhecimento da educação como direito com vistas à emancipação humana.