Questões de Decorrências da Teoria Neoclássica: Processo Administrativo - Organização (Administração Geral)

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Em determinada repartição pública, um condutor precisava gerenciar os registros de uso do veículo oficial. De que forma o planejamento e a organização de atividades de trabalho auxiliam nessa gestão?

  • A Negligenciar a agenda, atendendo solicitações sem controle ou registro de quilometragem.
  • B Registrar horários, rotas e passageiros, elaborando planos semanais que facilitem a prestação de contas.
  • C Priorizar apenas viagens pessoais, pois não há controle sobre o combustível e a manutenção.
  • D Suspender a verificação de ordens de serviço, pois isso gera burocracia desnecessária.

Quando se analisam os pilares do processo de gestão, os pesquisadores em administração destacam algumas ações como as descritas por meio das alternativas abaixo:

I – Planejar é o pilar da gestão que inicia esse grupo de atividades. O planejamento consiste na estruturação mental do que será realizado com vistas a alcançar uma meta. O estabelecimento dessa meta é dado pela própria organização, razão pela qual a organização aparece como a base do modelo.
II – Dirigir significa sistematizar os esforços que serão empreendidos na busca da meta. Nesse processo, são estruturadas as ações por etapa, definidos os responsáveis, estabelecidos resultados intermediários e preparado um cronograma de trabalho.
III – Organizar é garantir que a direção está correta. É a atividade de gestão que mais consome tempo, já que ela está presente desde o planejamento até a conclusão de cada uma das atividades previstas.

É verdadeiro o que se afirma em:

  • A I, II e III
  • B I apenas
  • C II apenas
  • D III apenas
  • E I e III apenas

A função administrativa de organização diz respeito à disposição dos recursos disponíveis de modo a viabilizar a consecução dos objetivos organizacionais definidos da forma mais eficiente e eficaz possível. Analise as afirmativas referentes à função administrativa de organização.

I- A função de organização visa a esclarecer quais as atividades específicas que devem ser desenvolvidas para a consecução dos objetivos planejados, bem como orientar e conduzir a execução dos processos.
II- A função de organização trata, em cada área específica, de como se darão as relações de hierarquia, autoridade e competências.
III- A função de organização busca definir como a estrutura organizacional deve ser disposta a fim de possibilitar o desempenho mais eficiente, eficaz e efetivo.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II.
  • B I e II.
  • C I e III.
  • D I.
  • E II e III.

Vi uma pequena manufatura […], com apenas 10 empregados, e na qual alguns desses executavam 2 ou 3 operações diferentes. Mas, embora não fossem muito hábeis, e portanto não estivessem particularmente treinados para o uso das máquinas, conseguiam, quando se esforçavam, […] produzir entre elas mais do que 48 mil alfinetes por dia. […] Se, porém, tivessem trabalhado independentemente um do outro, e sem que nenhum deles tivesse sido treinado para esse ramo de atividade, certamente cada um deles não teria conseguido fabricar 20 alfinetes por dia, e talvez nem mesmo 1.
SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. v. 1, Nova Cultura, 1988, p. 66.

A administração corresponde a um conjunto de atividades de coordenação do trabalho em função de alcançar objetivos com eficiência e eficácia. Uma das diretrizes fundamentais da administração é especialização das funções, a partir da separação dessas, para a extração do máximo de produtividade. Tal diretriz é denominada

  • A divisão do trabalho.
  • B terceirização do trabalho.
  • C centralização do trabalho.
  • D hierarquização do trabalho.

Um gestor público de uma secretaria municipal está encarregado de implementar um novo programa de atendimento à população. Para garantir que o programa funcione de maneira eficiente, ele define as funções de cada equipe, distribui as responsabilidades entre os setores, aloca recursos necessários e estabelece os canais de comunicação entre os departamentos envolvidos. De acordo com os conceitos básicos da Teoria da Administração, essa ação administrativa corresponde ao conceito de:

  • A Planejamento.
  • B Organização.
  • C Liderança.
  • D Controle.
  • E Execução.