Questões de Decorrências da Teoria Neoclássica: Processo Administrativo - Planejamento (Administração Geral)

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Em determinada repartição pública, um condutor precisava gerenciar os registros de uso do veículo oficial. De que forma o planejamento e a organização de atividades de trabalho auxiliam nessa gestão?

  • A Negligenciar a agenda, atendendo solicitações sem controle ou registro de quilometragem.
  • B Registrar horários, rotas e passageiros, elaborando planos semanais que facilitem a prestação de contas.
  • C Priorizar apenas viagens pessoais, pois não há controle sobre o combustível e a manutenção.
  • D Suspender a verificação de ordens de serviço, pois isso gera burocracia desnecessária.

A política de desenvolvimento econômico do Presidente Juscelino Kubitschek consubstancia-se em seu programa de metas, que abrange projetos a serem executados com recursos públicos e privados. O programa traduz, um conjunto dinâmico e progressivo de obras e empreendimentos realizáveis em diversas etapas, algumas das quais deverão ser ultimadas até o fim do atual quinquênio de Governo (1961) e outras de conclusão prevista de 5 a 10 anos, como é caso da meta de energia elétrica, na qual cerca e 40% dos investimentos em curso só serão consumados entre 1961 e 1965.
BRASIL. Presidência da República. Programa de Metas do Presidente JuscelinoKubitschek. Rio de Janeiro, 1958.

No processo de planejamento institucional, o plano refere-se

  • A a uma ação planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades, baseada em uma quantidade limitada de recursos humanos, materiais, financeiros e de tempo.
  • B a um grupo de projetos relacionados/interdependentes que compartilham recursos e são gerenciados de maneira coordenada.
  • C ao desdobramento de ações concretas que, realizadas em conjunto, viabilizam os objetivos e metas propostas.
  • D a materialização das escolhas feitas a partir do diagnóstico, descrevendo metodologia e monitoramento.

O planejamento é responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento define o que deve ser feito e como deve ser feito. O planejamento afeta positivamente o desempenho de uma organização, proporcionando benefícios importantes para ela. Arespeito dos benefícios do planejamento, analise as afirmativas a seguir.

I- O planejamento facilita a identificação das pessoas com a organização. Objetivos e planos esclarecem o papel que cada pessoa desempenha na organização, motivando e comprometendo seus membros.
II- O planejamento proporciona critérios de avaliação do desempenho organizacional, dispensando a necessidade da realização de atividades de controle.
III- O planejamento maximiza a eficiência organizacional, permitindo otimizar esforços e recursos organizacionais e ajudando a estabelecer prioridades, de modo a evitar desperdícios e garantir a eliminação de imprevistos e erros.
IV- O planejamento cria um clima propício ao autoconhecimento. Durante o processo de planejamento, a organização busca conhecer seus ambientes externo e interno.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A I e II.
  • B III e IV.
  • C I e IV.
  • D I, II e III.
  • E II, III e IV.

O Planejamento Estratégico Institucional – PEI é um processo contínuo pelo qual o Ministério [do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome] define seus objetivos de médio prazo e suas principais diretrizes para alcançar esses objetivos. Ou seja, o valor público a ser gerado pelo MDS para a sociedade.
BRASIL. MDS. Plano Estratégico 2023-2026: uma construção coletiva. Disponível em: <https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/governanca/planejamento-estrategico-nstitucional-pei>.

Planejar é a capacidade de, a partir das ferramentas disponíveis, fazer escolhas, direcionar as unidades para o futuro desejado. Para que o planejamento tenha êxito, é imprescindível

  • A observar superficialmente, monitorar, corrigir, avaliar e finalizar.
  • B observar, agir imediatamente, corrigir e finalizar.
  • C observar, agir, desacompanhar, avaliar e finalizar.
  • D diagnosticar, monitorar, corrigir e avaliar.

A análise situacional ou o diagnóstico da instituição fornece o suporte para a elaboração de um Plano. Há uma diferença entre a análise situacional e o diagnóstico.

UFRN. Pró-Reitoria de Planejamento. Planejamento Institucional: conceitos básicos de planejamento. Disponível em: <https://proplan.ufrn.br/pagina.php?alias=a_conc_bas_plan>.

Uma análise situacional refere-se a uma

  • A análise de um problema elaborada por uma única equipe.
  • B apreciação superficial de um problema elaborada por uma única equipe.
  • C apreciação participativa, realizada a partir do julgamento ou relatório de cada unidade/setor que compõe a instituição.
  • D análise participativa, realizada sem a observação prévia ou relatórios das unidades/setores que compõem a instituição.