Questões de Fotojornalismo (Jornalismo)

Limpar Busca

Uma das principais habilidades de um fotojornalista é saber enquadrar uma cena com técnica e criatividade. Imagine a seguinte situação hipotética: você é um fotojornalista e está prestes a sair para uma cobertura. O evento é a concessão de um prêmio a uma grande pesquisadora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (MS), concedido por uma organização internacional. Seu editor solicita que você crie imagens que ilustrem a grandiosidade da cientista, que destaquem sua estatura e importância para a ciência brasileira. A partir dessas indicações para a pauta, qual o ângulo você escolheria para enquadrar a pesquisadora, se tivesse oportunidade:

  • A De conjunto.
  • B Picado.
  • C Médio.
  • D Contrapicado.

A linguagem fotográfica é constituída de vários elementos que devem ser considerados durante todo o processo fotográfico.
Um dos elementos mais importantes da linguagem fotográfica corresponde às dimensões da imagem. As fotografias são bidimensionais, isto é, possuem largura e comprimento. Para que se obtenha o efeito de profundidade é preciso introduzir uma terceira dimensão, representada

  • A pelo ponto de vista.
  • B pela perspectiva.
  • C pela textura.
  • D pelo foco.
  • E pelo movimento.

Os números “f” correspondem a uma sequência padrão definida internacionalmente em relação ao brilho da imagem. Considerando a maioria das câmeras comercializadas, é correto afirmar que

  • A f/1.4 apresenta a menor abertura, que permite a menor passagem de luz para captar a imagem.
  • B f/2 significa o dobro do diâmetro de abertura em relação à distância focal.
  • C as fotografias obtidas com f/22 têm imagens mais brilhantes.
  • D o número “f “ corresponde ao quociente obtido pela divisão da distância focal da lente pelo diâmetro de abertura.
  • E quanto maior a configuração de abertura relativa máxima, maior as possibilidades de eliminar as aberrações.
A relação do texto com a imagem que o acompanha pode ir da redundância à informatividade. Quando uma imagem aparece abaixo do texto, ela é redundante e só o acompanha. Quando a imagem é colocada na parte superior do texto, ela o domina e se torna mais informativa. Por isso a escolha de fotos deve atender a alguns critérios editoriais. Assinale a alternativa que atenda a esses critérios.
  • A Foto que não conta uma história não serve para publicação.
  • B Para ganhar dramaticidade, os pormenores podem ser editados em tamanho pequeno.
  • C Não é necessário o uso do alto contraste entre o preto e o branco.
  • D Não se corta uma foto no centro da atividade retratada para não se perder o contexto do acontecimento.

Suponha que um jornalista precise ilustrar uma nota que será publicada exclusivamente no site institucional. Não há fotografias produzidas pelos fotógrafos de sua equipe que se encaixem no assunto da nota. Nesse caso, para ilustrar este conteúdo, o jornalista deve

  • A usar exclusivamente as imagens produzidas há mais de 15 anos. Após essa data elas entram em domínio público. O cuidado a ser tomado é que elas estejam na resolução mínima para publicar na internet (72 dpi).
  • B pesquisar pelos sites de busca, pois uma vez disponibilizadas nessas plataformas, não há problemas com direitos autorais e com a qualidade para publicação.
  • C verificar a resolução das imagens nos sites de busca, pois, quase sempre, ela é muito menor do que a qualidade mínima necessária (300 dpi) para internet. As imagens que estão disponíveis não estão protegidas por direitos autorais.
  • D evitar uso de bancos e pesquisa de mecanismos de busca, pois todas as imagens podem ser protegidas por direitos autorais e não há forma eficiente de verificar a possibilidade de uso. Nesse caso, deve-se pedir a produção de imagem ao departamento de arte.
  • E ao invés de fazer a pesquisa diretamente nos sites de busca, recomenda-se pesquisas nos diversos sites que disponibilizam imagens com licença gratuita. Depois de ter certeza de que o uso é permitido, deve-se tratar o tamanho e resolução de acordo com as características do site, respeitando a qualidade mínima de visualização.