Questões de Conceito de poder (Sociologia)

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Na realização de análise de conjuntura, é necessário o uso de algumas ferramentas próprias, ou seja, de algumas categorias. Nesse sentido, os fatos quando adquirem um sentido especial para um país, para uma classe social, para um grupo social ou para uma pessoa é, na análise de conjuntura, a categoria:

  • A cenário
  • B articulação
  • C acontecimento
  • D correlação de forças

Em seu estudo sobre poder e sociedade, Michel Foucault examina como as instituições exercem controle sobre os indivíduos não apenas por meio de coerção direta, mas também por mecanismos sutis de vigilância e disciplina, que moldam comportamentos e produzem subjetividades. Foucault argumenta que, em vez de um poder centralizado e evidente, o poder moderno é disseminado e se manifesta em práticas cotidianas, como as normas e os procedimentos aplicados em instituições como escolas, prisões, hospitais e fábricas. Com base no pensamento de Foucault, analise a situação hipotética a seguir:

Em uma escola moderna, câmeras de segurança monitoram todos os corredores, e os alunos sabem que estão constantemente sendo observados. Além disso, a instituição adota um sistema de pontuação que premia o comportamento adequado e registra as infrações, afetando a avaliação dos alunos ao longo do ano. Essa prática tem como objetivo incentivar a disciplina e o bom comportamento. Os alunos, cientes das regras e da vigilância constante, passam a regular suas próprias ações para se ajustarem às expectativas da escola, mesmo quando não estão sendo observados diretamente.

Diante do exposto e de acordo com o pensamento de Foucault sobre poder e vigilância, assinale a afirmativa correta.

  • A Para Foucault, esse sistema de vigilância é um exemplo do poder soberano, pois é imposto pela instituição e limita a liberdade dos alunos diretamente.
  • B Segundo Foucault, a vigilância na escola é uma forma de poder repressivo que se assemelha ao poder de coerção usado nas sociedades antigas, onde a autoridade era exercida pela força.
  • C Foucault consideraria que o poder exercido pela escola é temporário e superficial, pois os alunos apenas modificam seu comportamento na presença de autoridades, sem internalizar as normas.
  • D Foucault argumentaria que a vigilância constante e o sistema de pontuação geram um efeito de autodisciplina nos alunos, que passam a internalizar as normas da escola e a regular seu próprio comportamento, ilustrando o conceito de poder disciplinar.
O conceito de poder é um dos principais conceitos debatidos pela ciência política. Norberto Bobbio é um autor que traça uma análise sobre Estado, política, governo, argumentando que o poder teria como objetivo o uso da força para a obtenção de alguma vantagem de uns sobre outros. Ainda se tratando do conceito de poder, o autor aponta que que podemos citar 3 tipos: ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A poder político, poder ideológico e poder religioso 
  • B poder econômico, poder ideológico e poder político 
  • C poder material, poder geográfico e poder ideológico 
  • D poder físico, poder geográfico e poder parental 
  • E poder político, poder geográfico e poder parental 
Minha preocupação é com aquelas formas de soberania cujo projeto central não é a luta pela autonomia, mas “a instrumentalização generalizada da existência humana e a destruição material de corpos humanos e populações”. Tais formas da soberania estão longe de ser um pedaço de insanidade prodigiosa ou uma expressão de alguma ruptura entre os impulsos e interesses do corpo e da mente. De fato, tal como os campos da morte, são elas que constituem o nomos do espaço político em que ainda vivemos. Além disso, experiências contemporâneas de destruição humana sugerem que é possível desenvolver uma leitura da política, da soberania e do sujeito, diferente daquela que herdamos do discurso filosófico da modernidade. Em vez de considerar a razão e a verdade do sujeito, podemos olhar para outras categorias fundadoras menos abstratas e mais palpáveis, tais como a vida e a morte.
(MBEMBE, A. Necropolítica, p. 10-11)
No trecho citado acima, Achille Mbembe circunscreve, em linhas gerais, a abordagem que fará sobre a soberania em sua obra “Necropolítica”. Nesta obra, a soberania será prioritariamente discutida em sua relação com o
  • A biopoder e o estado de exceção.
  • B poder humanista e o estado de bem-estar.
  • C poder simbólico e o estado garantidor.
  • D poder hierárquico e o estado normal.
  • E poder populista e o estado assistencial.

A partir das ideias do fragmento de texto anterior, de Hannah Arendt, julgue o item que se segue.


Um governo cujo domínio da lei fundamenta-se no poder do povo pode ser reconhecido como democrático.

  • Certo
  • Errado