Questões de Gestão Estratégica de Pessoas - RH 4.0 (Gestão de Pessoas)

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No contexto da gestão de pessoas no setor público, a abordagem por competências tem como um de seus principais objetivos:

  • A alinhar competências dos servidores às estratégias da organização para melhorar o desempenho e gerar valor público.
  • B priorizar a avaliação do tempo de serviço e dos títulos acadêmicos dos servidores para fins de progressão funcional.
  • C implementar um sistema de remuneração variável estritamente vinculado ao cumprimento de metas individuais de produtividade.
  • D reduzir a autonomia dos gestores na avaliação de suas equipes, padronizando os critérios de desempenho com base em modelos predefinidos.
  • E focar exclusivamente na identificação e correção das lacunas de desempenho individuais, sem considerar o contexto organizacional e as necessidades coletivas.

De acordo com os estudos contemporâneos sobre gestão estratégica de pessoas, o principal desafio da área de recursos humanos na atualidade consiste em:

  • A Desenvolver políticas de retenção de talentos baseadas exclusivamente em recompensas financeiras.
  • B Alinhar as estratégias de gestão de pessoas aos objetivos organizacionais, gerando valor competitivo sustentável.
  • C Implementar processos de recrutamento e seleção focados em competências técnicas específicas.
  • D Estabelecer programas de treinamento direcionados ao desenvolvimento de habilidades operacionais.

Gen-Z (Geração Z) é a definição sociológica da geração de pessoas nascidas entre a segunda metade da década de 1990 e por volta de 2012. Ela é sucessora da Geração Y (Millenial), indivíduos também conhecidos como “nativos digitais”, que são os indivíduos nascidos entre 1982 e 1994. Por sua vez, os Millenials são sucessores da Geração X, que são aqueles nascidos entre 1965 e 1981. Entre as características da Gen-Z, podem ser citadas: fluência digital, valorização da diversidade e da inclusão, empreendedorismo e flexibilidade no trabalho. Nesse sentido, são objetivos e desafios da área de gestão de pessoas frente à Gen-Z, EXCETO:

  • A Implementar programas de bem-estar e saúde mental.
  • B Integrar tecnologias avançadas e ferramentas digitais no ambiente de trabalho.
  • C Promover alinhamento de propósitos com vistas a deixar clara a existência de uma rígida hierarquia de comando.
  • D Implementar programas de desenvolvimento profissional que ofereçam oportunidades contínuas de aprendizado e de crescimento.

Gerar feedbacks periódicos é de extrema importância para a gestão estratégica de pessoas, uma vez que possibilita melhorar o desempenho do trabalhador e alinhar suas ações com as estratégias organizacionais por meio da compreensão de como está o seu desempenho atual e dos progressos de melhoria a serem alcançados. Embora dar feedbacks possa parecer uma ação simples, ele tem um forte impacto sobre o trabalhador que o recebe, afetando a sua confiança e autoestima. Um bom feedback deve reconhecer o esforço e as conquistas, dando destaque aos pontos positivos, e incentivar o desenvolvimento do avaliado. Nesse sentido, a prática de feedback se apoia

  • A na psicologia positiva.
  • B na administração estratégica.
  • C nas ciências sociais.
  • D nas ciências humanas.
  • E na filosofia ética.

Leia o texto a seguir.


A diversidade da força de trabalho, quando bem administrada, pode resultar em inúmeras vantagens para a organização e para o trabalhador. Além disso, tecnologias atuais têm possibilitado novas formas de conectar organizações e pessoas permitindo que os trabalhadores possam trabalhar mesmo estando fora do ambiente de trabalho.


Considerando o tema tratado no texto, uma vantagem que as tecnologias de trabalho remoto proporcionaram para o favorecimento da diversidade nas organizações é a

  • A redução dos conflitos internos.
  • B melhoria dos processos de gestão.
  • C inserção das pessoas com deficiência.
  • D diminuição das diferenças culturais.
  • E redução de ocorrências de assédio moral.