Questões de Gestão Estratégica de Pessoas - RH 4.0 (Gestão de Pessoas)

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O alinhamento do planejamento de recursos humanos ao planejamento estratégico da organização pode ser efetuado em seis etapas: 1ª – estabelecimento da missão, visão e valores; 2ª – análise do ambiente externo; 3ª – análise do ambiente interno; 4ª – formulação da estratégia; 5ª – implementação da estratégia e 6ª – avaliação.

A previsão sobre a demanda por profissionais é efetuada na

  • A 2ª etapa.
  • B 3ª etapa.
  • C 4ª etapa.
  • D 5ª etapa.
  • E 6ª etapa.

Gen-Z (Geração Z) é a definição sociológica da geração de pessoas nascidas entre a segunda metade da década de 1990 e por volta de 2012. Ela é sucessora da Geração Y (Millenial), indivíduos também conhecidos como “nativos digitais”, que são os indivíduos nascidos entre 1982 e 1994. Por sua vez, os Millenials são sucessores da Geração X, que são aqueles nascidos entre 1965 e 1981. Entre as características da Gen-Z, podem ser citadas: fluência digital, valorização da diversidade e da inclusão, empreendedorismo e flexibilidade no trabalho. Nesse sentido, são objetivos e desafios da área de gestão de pessoas frente à Gen-Z, EXCETO:

  • A Implementar programas de bem-estar e saúde mental.
  • B Integrar tecnologias avançadas e ferramentas digitais no ambiente de trabalho.
  • C Promover alinhamento de propósitos com vistas a deixar clara a existência de uma rígida hierarquia de comando.
  • D Implementar programas de desenvolvimento profissional que ofereçam oportunidades contínuas de aprendizado e de crescimento.

De acordo com os estudos contemporâneos sobre gestão estratégica de pessoas, o principal desafio da área de recursos humanos na atualidade consiste em:

  • A Desenvolver políticas de retenção de talentos baseadas exclusivamente em recompensas financeiras.
  • B Alinhar as estratégias de gestão de pessoas aos objetivos organizacionais, gerando valor competitivo sustentável.
  • C Implementar processos de recrutamento e seleção focados em competências técnicas específicas.
  • D Estabelecer programas de treinamento direcionados ao desenvolvimento de habilidades operacionais.

No contexto da gestão de pessoas no setor público, a abordagem por competências tem como um de seus principais objetivos:

  • A alinhar competências dos servidores às estratégias da organização para melhorar o desempenho e gerar valor público.
  • B priorizar a avaliação do tempo de serviço e dos títulos acadêmicos dos servidores para fins de progressão funcional.
  • C implementar um sistema de remuneração variável estritamente vinculado ao cumprimento de metas individuais de produtividade.
  • D reduzir a autonomia dos gestores na avaliação de suas equipes, padronizando os critérios de desempenho com base em modelos predefinidos.
  • E focar exclusivamente na identificação e correção das lacunas de desempenho individuais, sem considerar o contexto organizacional e as necessidades coletivas.

A gestão de desempenho compreende planejamento, organização, supervisão e controle para entregar excelentes resultados.

Assinale a opção que apresenta, corretamente, os processos da gestão de desempenho e respectivas funções típicas.

  • A Planejamento: fixação de objetivos e definição de planos. Organização: implementação e infraestrutura de trabalho. Supervisão: comunicação e orientação para equipe. Controle: indicadores de desempenho e criação de valor.
  • B Planejamento: criação de valor. Organização: alocação de recursos. Supervisão: fixação de objetivos. Controle: implementação de sistemas de informação.
  • C Planejamento: definição de metas e planos de trabalho. Organização: execução de tarefas e controle de resultados. Supervisão: análise de competências. Controle: comunicação com a equipe.
  • D Planejamento: avaliação de competências. Organização: gestão de pessoas. Supervisão: avaliação de resultados. Controle: treinamento e desenvolvimento.
  • E Planejamento: distribuição de tarefas. Organização: análise de indicadores. Supervisão: criação de métricas. Controle: gestão de sistemas de informação.