Questões de Clima e Cultura Organizacional na Psicologia (Psicologia)

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Acerca de clima e cultura organizacionais, assinale a opção correta.

  • A Entende-se por clima organizacional a abstração da percepção do ambiente de trabalho decorrente das experiências individuais e da leitura afetiva multinível efetuada pelo trabalhador dessa experiência.
  • B A cultura organizacional pode ser estudada com base em várias perspectivas teóricas, mas, sendo um padrão de premissas compartilhadas de um grupo, tem como base a aprendizagem, a adaptação externa e a integração interna.
  • C Existe pouco acordo sobre as dimensões de clima organizacional. Como consequência, liderança, suporte, pressão, clareza, coesão, justiça e autonomia foram excluídos da estrutura fatorial do constructo.
  • D A relevância da gestão da cultura organizacional está no fato de que ela segmenta e excluiu as dimensões de distância do poder, evitação das incertezas e masculinidade/feminilidade do dimensionamento do constructo, tornando essa estratégia mais diretiva e clara.
  • E Diagnóstico e clima organizacional se confundem porque ambos se realizam por meio de questionários e entrevistas. No entanto, a gestão do clima organizacional independe de diagnóstico organizacional, uma vez que os instrumentos de clima são psicometricamente válidos.

Não existe um tipo de liderança certa ou errada. Isso vai depender de diversos fatores, como a cultura organizacional da empresa, as características da equipe e a própria personalidade dos líderes. Existem vários tipos de lideranças. Assinale a alternativa que apresenta unicamente tipos de liderança:

  • A liderança autocrática, liderança burocrática e liderança liberal.
  • B liderança coaching, liderança situacional e liderança focada.
  • C liderança situacional, liderança democrática e liderança coaching.
  • D liderança liberal, liderança moderada e liderança democrática
  • E liderança burocrática, liderança liberal e liderança situacional.

Cultura organizacional, conceituada como um conjunto de suposições básicas compartilhadas que estabelecem um padrão, considerado correto, de perceber, pensar e sentirse em relação a diferentes aspectos da organização (Schein, 2009). Por tratar-se de um fenômeno multifacetado, sendo composto por três elementos distintos que diferem em termos de facilidade de apreensão:

  • A cultura local, missão e valores.
  • B artefatos visíveis, valores e pressupostos básicos.
  • C gestão, artefatos visíveis e metas.
  • D valores, missão e produtividade.
  • E gestão, pressupostos básicos e produtividade.

Conjunto de satisfações e insatisfações dos membros de uma organização em determinado período, geralmente identificado por meio de pesquisas calcadas em percepção e opinião; retrata um estado momentâneo da organização. Trata-se

  • A do clima organizacional.
  • B do grau de empreendedorismo.
  • C da missão empresarial.
  • D do diagnóstico de atitudes grupais.
  • E da cultura corporativa.

Sirota, Mischkind e Meltzeri (2005) entendem que há três fatores que as pessoas desejam na organização e que contribuem para um clima altamente positivo. São eles:

  • A liderança, salários competitivos e plano de carreira.
  • B equidade, realização e companheirismo.
  • C camaradagem, horário flexível e benefícios sociais.
  • D amistosidade, hierarquia flexível e clareza de informações.
  • E qualidade de vida, benefícios para a família e desafios.