Questões de Avaliação de Desempenho (Psicologia)

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A gerência de RH pretende atualizar o método de avaliação de desempenho para incentivar produtividade com justiça. Assinale a característica essencial dessa prática:

  • A Aplicar avaliações secretas, sem envolver o colaborador ou fornecer retorno.
  • B Resumir o processo a uma planilha de notas, deixando de lado o alinhamento com metas organizacionais.
  • C Viabilizar critérios de avaliação objetivos e compartilhar os resultados com feedback construtivo.
  • D Conduzir avaliações anuais focadas unicamente em relacionamento interpessoal, ignorando resultados.

Sobre a avaliação de desempenho, leia as afirmativas abaixo:

I. Pode embasar promoções, transferências e identificação de necessidades de treinamento.
II. A falta de parâmetros claros torna o processo subjetivo e propenso a favorecimentos.
III. Métodos 360° incluem visão de colegas, chefias e subordinados na avaliação de competências.
IV. Programas de avaliação devem ignorar comportamentos e focar somente indicadores de produção.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I, II e III, apenas.
  • B II e IV, apenas.
  • C I e IV, apenas.
  • D I, III e IV, apenas.

A avaliação de desempenho é instrumento utilizado para observar a atuação do servidor, gerando reflexos em progressões e outros direitos funcionais. Qual ideia se alinha a esse procedimento?

  • A A chefia realiza julgamentos sem critério, direcionando os resultados ao setor de pessoal, sem formalidades.
  • B Parâmetros objetivos, alinhados à legislação, viabilizam análise justa e fornecem subsídios para decisões de crescimento profissional.
  • C Indicadores são omitidos do servidor avaliado, restringindo o acesso aos relatórios de pontuação.
  • D As repercussões na carreira independem das notas obtidas, pois esse processo é meramente ilustrativo.

Existem diversas formas de mensurar o desempenho das pessoas nas organizações. A seguir, foram destacados alguns exemplos. Assinale a alternativa que condiz com as seguintes especificidades: o avaliador necessariamente definirá os “melhores” e “piores”, uma vez que há uma “cota” para encaixar seus avaliados nas escalas.

  • A Escalas gráficas
  • B Escolha forçada
  • C Comparação por pares
  • D Avaliação por resultados
  • E Incidentes críticos

No que concerne aos desafios da gestão de pessoas, à gestão do desempenho e aos aspectos de clima organizacional, julgue o próximo item.


Em processos de gestão de desempenho, o foco da gestão de pessoas deve residir sobre a priorização dos objetivos organizacionais.

  • Certo
  • Errado