Questão 14 Comentada - Prefeitura de Ipumirim-2 - Professor de 1° ano ao 5° ano Ensino Fundamental - AMAUC (2026)

No processo de alfabetização e letramento, compreendidos como ações pedagógicas contínuas, integradas e voltadas ao desenvolvimento das competências de leitura e escrita em contextos significativos, a avaliação da aprendizagem deve ser concebida como um instrumento que subsidia o trabalho docente e respeita os tempos e ritmos dos alunos. Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que a avaliação deve:

  • A Ocorrer apenas ao final do processo educativo, com a finalidade de verificar resultados prontos, sem considerar o percurso formativo construído durante a alfabetização.
  • B Ter função exclusivamente classificatória e seletiva, priorizando a atribuição de notas em detrimento da compreensão do desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
  • C Limitar-se à aplicação de provas padronizadas e instrumentos formais, desconsiderando as observações diárias, as produções dos alunos e os diferentes contextos de aprendizagem.
  • D Acompanhar de forma contínua e processual o desenvolvimento dos estudantes, permitindo ao professor identificar avanços, dificuldades e necessidades específicas, bem como orientar intervenções pedagógicas adequadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
  • E Desconsiderar os avanços individuais dos alunos, adotando critérios uniformes e rígidos que não respeitam as diferenças de ritmo, estilo e nível de aprendizagem.