Resumo de Administração Geral - Organizações, Sistemas e Métodos

Organizações, Sistemas e Métodos

Organizações, Sistemas e Métodos (OSM) - Resumo para Concursos

1. Conceitos Básicos de OSM

OSM é uma área da administração que estuda a estrutura, processos e métodos organizacionais para otimizar eficiência e produtividade. Foca em:

  • Organizações: Estrutura hierárquica e divisão de trabalho
  • Sistemas: Conjunto de elementos inter-relacionados para atingir objetivos
  • Métodos: Padronização de processos e rotinas

2. Objetivos Principais

  • Redução de custos e desperdícios
  • Melhoria na qualidade de produtos/serviços
  • Simplificação de processos
  • Aumento da produtividade
  • Padronização de atividades

3. Ferramentas e Técnicas

  • Fluxogramas: Representação gráfica de processos
  • Organogramas: Estrutura hierárquica da organização
  • Análise SWOT: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças
  • 5W2H: Planejamento de ações (What, Why, Where, When, Who, How, How much)

4. Burocracia e Disfunções

Segundo Weber, a burocracia ideal tem:

  • Divisão clara de tarefas
  • Hierarquia bem definida
  • Regras e procedimentos formais

Disfunções: Rigidez excessiva, papelório, resistência a mudanças

5. Tópicos Relevantes para Concursos

  • Tipos de estrutura organizacional (linear, funcional, matricial)
  • Departamentalização (por função, produto, geografia etc.)
  • Reengenharia de processos
  • Gestão da Qualidade (TQM, PDCA)
  • Lean Office e Six Sigma