Questões de Administração Geral

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Um consultor contratado pela empresa E1 usou o modelo de cinco forças de Porter para analisar as ameaças ambientais e notou que apenas a E1 e mais três empresas eram responsáveis por 90% das vendas do setor em que atuam. Ele notou também que os produtos oferecidos pela E1 e pelas outras três concorrentes apresentavam custos semelhantes e praticamente os mesmos atributos. Além disso, o consultor apontou que havia elevados custos de entrada e saída.
Nesse caso, o setor de atuação da empresa E1 é classificado como um setor

  • A cartelizado
  • B oligopolista
  • C monopolista
  • D perfeitamente competitivo
  • E monopolisticamente competitivo

Quando uma empresa precisa escolher entre determinadas alternativas, deve considerar a reação das outras empresas quanto à decisão tomada. Ao tomar decisões sobre produção, cada empresa deve considerar como essa decisão pode afetar as decisões de produção de todas as outras empresas.
Tais afirmativas enquadram-se no contexto da teoria dos jogos, que é aplicável quando as empresas atuam em uma estrutura de mercado, definida como um(a)

  • A monopsônio
  • B oligopsônio
  • C oligopólio
  • D monopólio
  • E concorrência perfeita

É muito comum nas organizações que o exercício das funções de direção dependa de habilidades e da capacidade de desempenhar determinados papéis. Em diversos momentos, o gestor principal deve ser capaz de atuar como representação simbólica e referência que provê direção aos subordinados e constrói uma rede de relações.

O gestor em questão é demandado a desempenhar um papel do tipo:

  • A monitor;
  • B decisório;
  • C negociador;
  • D interpessoal;
  • E informacional.

Determinadas atividades profissionais requerem habilidades e competências gerenciais distintas. Em algumas situações, o profissional deve utilizar sua capacidade de pensamento abstrato, que se manifesta por meio da intuição, imaginação e criatividade, para análise e tomada de decisão.
Nesse caso, o profissional deve lançar mão de habilidades

  • A conceituais
  • B formais
  • C interpessoais
  • D negociadas
  • E operacionais

Uma empresa, que produz computadores portáteis há mais de 20 anos, passou por um momento de queda em suas vendas no Brasil. Um grupo de diretores e de gerentes se reuniu para elaborar o planejamento estratégico da empresa e decidiu que seus computadores passariam a ser vendidos também nos EUA, uma vez que aquele mercado vem crescendo muito nos últimos anos.
Com base na matriz de Ansoff, essa estratégia é classificada como

  • A diversificação
  • B geração de produtos
  • C penetração de mercado
  • D desenvolvimento de mercado
  • E desenvolvimento de produtos