Resumo de Antropologia - O que é cultura

Entenda o conceito e as aplicações que são feitas dele


A definição acerca de o que é cultura é bastante ampla e agrega diferentes áreas do conhecimento, pois esse termo é utilizado tanto nas ciências humanas, como nas ciências da natureza. Ele pode designar o cultivo de gêneros alimentares realizados na agricultura, a técnica biológica para estudo de bactérias e o conjunto de crenças, valores, costumes e tradições que são característicos de determinada sociedade ou comunidade.
É essa última definição de o que é cultura que interessa à antropologia, à sociologia, aos estudos culturais e a outros campos de conhecimento que refletem acerca dos artefatos simbólicos e materiais criados pelas comunidades e sua constância ou modificação no tempo. É justamente por isso que, neste artigo, vamos aprofundar a discussão sobre a cultura e elencar alguns aspectos relacionados à sua definição. 

O que é cultura e como ela se expressa nas sociedades

Embora a definição de o que é cultura apresente diferenças significativas para profissionais de agronomia, biólogos e cientistas sociais, é possível identificar nos três âmbitos a ideia de cultivo. No primeiro caso, temos o cultivo da lavoura; no segundo, está presenta o cultivo de bactérias; e no terceiro caso, o cultivo dos conhecimentos produzidos por determinado grupo social. Esses saberes são elaborados, preservados e transmitidos através das pessoas, das instituições e dos artefatos criados. 
Desse modo, a cultura constitui o patrimônio social de um povo. Mas ela está além da materialidade expressa nas artes plásticas, museus e teatros. Ela está presente na forma como nos comportamos, nas concepções socialmente convencionadas, naquilo em que se acredita (sejam crenças religiosas ou morais), no modo como nos relacionamos uns com os outros etc. É por isso que existe a categorização entre cultura material e imaterial. 



Ao analisar as diferentes estruturais sociais, podemos elencar traços culturais distintos em diferentes as comunidades. O entendimento sobre o que é cultura é o mesmo, mas a forma como ela se expressa em cada contexto é plural. Essa diversidade, no início dos estudos da antropológicos, era vista a partir de um olhar hierarquizador, segundo o qual, quanto mais distante do modo de vida europeu, mais primitiva era a cultura. Essa concepção serviu de justificativa para aniquilação de grande parte da cultura indígena existente nas Américas. 
Mas assim como essa visão foi modificada dentro da ciência, a cultura pode ser alterada pelos membros da comunidade. Essas modificações não se constituem como “evolucionismo”, como pregava os adeptos da teoria do Darwinismo Social, mas expressam as mudanças sociais, históricas e políticas que acontecem nas sociedades. 
Elas se dão, sobretudo, em aspectos culturais que se constituem como formas de violências contra grupos de indivíduos. No caso da cultura indiana, por exemplo, podemos mencionar a abolição do sistema de castas, que oprimia os . Nas sociedades orientais, é marcante a luta em favor dos direitos das mulheres e o combate ao racismo. Ambos os embates estão presentes no contexto brasileiro.


Tipos de cultura

Devido a amplitude inerente à definição acerca de o que é cultura, esse termo pode ser usado de diversas formas mesmo nas ciências humanas. Por isso, listamos alguns tipos de cultura que você pode encontrar no decorrer de sua vida acadêmica.
Cultura de massa
O conceito de cultura de massa é utilizado, sobretudo, no campo da comunicação. Ele diz respeito às ideologias, perspectivas e concepções simbólicas e imagéticas que são transmitidas a um grande coletivo de indivíduos por meio dos meios de comunicação de massa. O termo estabelece uma crítica aos produtos da indústria cultural.
Cultura material
Esse termo se refere aos elementos da cultura de determinado grupo social que podem ser palpados. Nesse contexto, estão inseridos esculturas, quadros, museus, teatros e outros. Os bens que constituem a cultura material podem ser classificados como móveis ou imóveis.
Cultura imaterial
 Ao definir o que é cultura também incluímos os elementos que não possuem materialidade. E é justamente esse grupo que integra a cultura imaterial. Aqui estão incluídas as crenças, valores éticos e morais, festas e outros elementos que não possuem concretude material ou que são desfrutados por um espaço de tempo limitado.
Cultura erudita
Esse termo possui forte caráter elitista, pois se refere aos produtos culturais que são produzidos ou desfrutados por aqueles que ocupam as camadas mais altas da hierarquia social. São considerados produtos da cultura erudita: concertos, exposições, apresentações teatrais e outros.
Cultura popular
O termo cultura popular apresenta forte contraposição a cultura erudita. Ele diz respeito aos elementos culturais que são produzidos de maneira orgânica pelos grupos culturais. É nesse grupo que se encaixa o samba, a literatura de cordel e outras expressões.
Voltar

Questões