Resumo de Antropologia - Características da Cultura Muçulmana

O islamismo tem papel fundamental no modo de vida desse povo


As características da cultura muçulmana estão, em certa medida, ligadas com a religião que orienta as práticas, relações e costumes desse povo. Isso porque, atualmente, é considerado muçulmano todo aquele que se converte ao Islamismo. Desse modo, podemos falar em cultura muçulmana ou cultura islâmica sem qualquer prejuízo de sentido.
Entretanto, ainda que as principais características da cultura muçulmana tenham a fé como esse elo de ligação, é possível advogar em favor de sua heterogeneidade. Isso é possível porque nem mesmo o Islamismo é uma religião unificada. Os muçulmanos são divididos em duas vertentes religiosas: xiitas e sunitas. 
Além disso, entre as características da cultura muçulmana podem ser observados traços de diferentes culturas com as quais ela teve contato, entre elas a persa, bizantina, chinesa e indiana. E, atualmente, pode-se encontrar povos islâmicos em diversas partes do mundo, especialmente em países da África e da Ásia. 

Características da cultura muçulmana ligadas à religião 


Dentro da cultura muçulmana, o Alcorão (ou Corão) é o principal livro sagrado. Ele determina os preceitos que devem ser seguidos por todos aqueles que são convertidos ao Islamismo. Contudo, no grupo sunita, que corresponde a 90% dos fiéis, as escrituras sagradas são interpretadas com um pouco mais de flexibilidade, ao passo que entre os xiitas a aplicação e interpretação dos textos se dá de forma mais literal. 



 
Esse traço repercute, inclusive, nas relações de gênero dentro da comunidade islâmica. Ainda que as diferenças entre homens e mulheres estejam culturalmente estabelecidas, em muitos países, as mulheres muçulmanas podem tomar decisões no que diz respeito ao casamento, trabalho, vestuário e educação. Em outros, contudo, a subordinação e obediência ao homem se dá de tal forma que ele pode proibi-la de estudar ou trabalhar. Nos países em que impera esse tipo de relação o uso da burca é uma das características da cultura muçulmana. 
A influência do Alcorão também é observável nas leis que regem as relações dentro da cultura islâmica. Esse regimento recebe o nome de xaria ou lei islâmica. Contudo, dentro dessa cultura, a palavra falada tem mais valor do que os documentos legais. O peso do que é dito também está associado com a posição social de quem fala. Desse modo, acordos podem ser firmados sem que haja o registro documental e o descumprimento dos termos acertados se mantém sujeito a punição da mesma forma que se teria se houvesse registro. 
Na culinária, por imposição da fé, alguns alimentos e bebidas são, terminantemente, proibidas. É o caso do consumo da carne suína e de bebidas alcoólicas, por exemplo. Outras carnes, como peixes, aves domésticas, cabra, camelo, carneiro e carne bovina podem ser consumidas livremente. Os alimentos são servidos com o tradicional pão árabe, que acompanha verduras, frutas secas, legumes e grãos. Além disso, as refeições devem ser feitas com a mão direita. Isso se deve ao fato de que- os espíritos malignos no islã - comem e bebem usando a mão esquerda. 
Ainda no que diz respeito às características da cultura muçulmana ligadas ao Islamismo, é importante ressaltar os cinco pilares da religião. Eles devem ser seguidos por todos aqueles que têm Allah como único deus e Muhammad (Maomé, no português) como seu último profeta. No exercício da fé, os muçulmanos devem recitar o credo, no qual reafirmam a crença em Allah e em Muhammad; fazer cinco orações diárias, posicionados em direção à Meca; respeitar o jejum durante o mês do Ramadã; doar 2,5% dos lucros aos mais pobres, esse ato é chamado de zakat; e, ao menos uma vez na vida, ir à Meca, salvo se não tiver condições para tal viagem.

Contribuições muçulmanas para a cultura geral 


Além das características da cultura muçulmana que orientam o modo de vida daqueles que são membros da comunidade, é importante ressaltar que esse povo apresentou importantes contribuições para a cultura ocidental. Entre eles, é importante ressaltar a difusão da cultura helênica na Europa Ocidental. Além disso, conhecimentos científicos e matemáticos extremamente importantes para a humanidade foram produzidos por pesquisadores e pensadores muçulmanos. 
Do ponto de vista matemático, vale lembrar que o sistema de numeração indo-arábico, largamente utilizado no mundo, tem importante contribuição dos povos árabes. O sistema que compreende os dígitos de 0 a 9 foi inventado pelos hindus e largamente difundido na Europa Ocidental pelos muçulmanos. Do mesmo modo, foram eles que descobriram o caráter contagioso da tuberculose e contribuíram no diagnóstico do sarampo. 
Durante a busca pela pedra filosofal – que seria capaz de converter metais em ouros – e pelo elixir da longa vida, foram feitos importantes descobertas para os estudos da química. Dentre elas, estão os ácidos nítrico e sulfúrico e os processos de destilação, filtração e sublimação. 
Voltar

Questões