Questões de Antropologia Página 1

Antropologia

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Uma reflexão sobre a ética e a religiosidade poderia ser feita de maneira antropológica e sociológica: para conhecer a diversidade de valores presentes na sociedade brasileira. No entanto, por se tratar o Ensino Religioso de uma referência curricular nacional que objetiva o exercício da cidadania, é imperativa a remissão à referência nacional brasileira: a Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988. Nela, encontram-se elementos que identificam questões morais. Por exemplo, o art. 1° traz, entre outros, como fundamentos da República Federativa do Brasil, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político. O pluralismo político, embora se refira a um nível específico (a política), também pressupõe um valor moral: os seres humanos têm direito de ter suas opiniões, de expressá-las, de organizar-se em torno delas. Não se deve, portanto, obrigá-los a silenciar ou a esconder seus pontos de vista; vale dizer, são livres. Analise as afirmativas seguintes:

I. No art. 5°, vê-se que é um princípio constitucional o repúdio ao racismo, repúdio esse coerente com o valor dignidade humana, que limita ações e discursos, que limita a liberdade às suas expressões e, justamente, garante a referida dignidade.

II. É tarefa de toda a sociedade fazer com que esses valores vivam e se desenvolvam. E, decorrentemente, é também tarefa da escola.

III. Acrescente-se ainda que os ideais e valores morais de cada religião sobrepujam os ideais da Constituição Brasileira por serem intimamente legitimados pelos próprios indivíduos que compõem suas confissões religiosas, sem prejuízo para o seu exercício da cidadania.

Assinale a alternativa que expresse coerência com a Constituição Brasileira:

  • A As afirmações I e II estão corretas, porém a afirmação III está errada.
  • B As afirmações II e III estão corretas, porém a afirmação I está errada.
  • C As afirmações I e III estão corretas, porém a afirmação II está errada.
  • D As afirmações I, II e III estão corretas.
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O antropólogo brasileiro Roberto DaMatta vem- se debruçando em seus estudos sobre a realidade antropológica brasileira, identificando e analisando tipos e rituais, como o carnaval, o futebol, o malandro e o próprio "brasileiro". Assinale, na relação a seguir, a afirmativa incorreta sobre ideias e teses que esse autor vem discutindo em seus escritos.

  • A Tanto o carnaval quanto seus malandros e heróis são criações sociais que refletem os problemas e os dilemas mais básicos da sociedade brasileira.
  • B A presença e a influência do negro na estrutura familiar do Brasil, da cama à mesa, da cidade ao campo, são temas abordados em seu livro Casa Grande e Senzala.
  • C Os temas são abordados pelo autor em sua relação com duas espécies de sujeito - o indivíduo e a pessoa - situados em dois tipos de espaço social, a casa e a rua.
  • D A rua é o espaço público, que é de todos, logo, não é de ninguém. A convivência na rua depende de uma negociação constante, entre iguais e desiguais.
  • E A casa, considerada em um sentido amplo, é o espaço privado por excelência, onde estão “os nossos”, que devem ser protegidos e favorecidos.