Resumo de Filosofia - Método Dedutivo

Entenda como funciona e os contextos em que pode ser utilizado


O método dedutivo é uma estrutura de pensamento lógico que permite testar a validade de informações já existentes. Ele é utilizado para resolução de problemas de física e matemática, por exemplo, que necessitam da aplicação prática de conceitos ou premissas gerais em situações específicas. 
Apesar de poder ser adotado em alguns processos de investigação, o método dedutivo não costuma apresentar resultados novos, uma vez que a premissa que se deseja aplicar já foi, anteriormente, testada e comprovada. Desse modo, ele apenas apresenta os contextos nos quais sua validade pode ser confirmada. 
Essa estrutura de pensamento também pode ser chamada de raciocínio dedutivo, método hipotético-dedutivo ou dedução. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais acerca do funcionamento e das situações em que ela pode ser adotada. 

Como funciona o método dedutivo? 


Ao buscar uma explicação para esse sistema de pensamento, tomando como base o significado do verbo “deduzir”, encontramos que esse ato consiste em: “1. Tirar conclusão por meio de raciocínio. 2. Reduzir valor, intensidade ou altura”. Essas duas definições conseguem sintetizar com êxito o processo através do qual é aplicado o raciocínio dedutivo. 
Para realizar uma dedução, o indivíduo parte de uma premissa maior e, portanto, generalista, que recebe o nome de . E, a partir dela, são construídas hipóteses, que levam em conta o contexto abarcado pelo axioma. Essas suposições recebem o nome de . 
É a partir dessa redução do alcance da premissa geral que é construída uma conclusão. Veja como isso se dá no exemplo abaixo! 
Axioma: Todo ser humano é mortal. 
Teorema: Aristóteles é um ser humano. 
Conclusão: Aristóteles é mortal. 
O método dedutivo é fortemente influenciado pelas contribuições dadas pelo filósofo grego Aristóteles. Ele é o responsável por um sistema de pensamento que ficou conhecido como lógica aristotélica e que utiliza de silogismo para obtenção das conclusões. Desse modo, a dedução é um método pautado na razão

¿


Os limites da dedução 


Uma argumentação feita com base no raciocínio dedutivo necessita que todas as proposições sejam válidas para que ele mesmo se constitua como válido. Sendo assim, a existência de apenas uma proposição inválida faz com que a conclusão obtida seja falsa. É o que acontece no exemplo abaixo. 
Axioma: Todos os organismos com asas são capazes de voar. 
Teorema: Pinguins possuem asas. 
Conclusão: Pinguins são capazes de voar. 
Nesse caso, temos uma conclusão falsa induzida por um axioma falso. Sendo assim, a aplicação do método dedutivo possibilitou a identificação de uma premissa falsa, já que ela não pode ser confirmada no contexto específico no qual é aplicado. 

O uso do método dedutivo em pesquisas 


O raciocínio dedutivo pode ser utilizado para realização de algumas investigações científicas. Sua aplicação consiste no levantamento de hipóteses a serem testadas durante o processo de experimentação ou na realização de novas observações. Nesse contexto, apenas o uso do raciocínio lógico não é suficiente para que sejam obtidas conclusões. O pesquisador precisa seguir o método científico para garantir que seu trabalho se adeque aos parâmetros estabelecidos para produção de conhecimento científico. 
O método dedutivo também pode ser aplicado para obtenção de respostas que não podem ser produzidas por meio de experimentos práticos, pois não existe viabilidade econômica ou técnica para fazê-los. É o que acontece na matemática, na química e na física, por exemplo. Nesta última, uma das aplicações mais bem difundidas é o caso da Lei da Gravitação Universal

Dedução Indução 

Além do método dedutivo, a análise de validade de uma informação pode ser realizada por meio da indução. Mas, diferente do primeiro método, essa forma de validação parte de uma premissa menor para uma maior. Desse modo, sua utilização visa a construção de premissas genéricas. Contudo, nem sempre sua utilização leva à construção de conclusões verdadeiras. 
De acordo com o tipo de investigação e objeto pesquisado, pode ser necessária a adoção de um ou outro método de análise. Contudo, a escolha pelo método indutivo cria uma incerteza acerca da garantia de validade da informação obtida pelo método, pois há uma impossibilidade de testar todas as situações em que sua aplicação apresenta o resultado concluído. 
Voltar

Questões