Questões de Filosofia

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Sobre a história do pensamento geográfico e os fundamentos que contribuíram para a constituição da Geografia como ciência, analise as afirmativas a seguir:

I. A filosofia foi essencial na formação do pensamento geográfico, oferecendo um embasamento conceitual para as ciências, por meio da reflexão abstrata e geral sobre o conhecimento.

II. A consolidação da geografia como disciplina científica se deu a partir do século XVIII, quando houve um aumento na quantidade de conhecimento e no número de instrumentos técnicos disponíveis.

III. As teorias geográficas são independentes das demais áreas do saber e não utilizam conceitos emprestados de outras ciências.

IV. Os pensadores pré-socráticos, principalmente das escolas Jônica, Itálica e Eleata, influenciaram a base filosófica da geografia ao proporem reflexões sobre a natureza.

Estão CORRETAS:

  • A I, II apenas.
  • B I, II e IV apenas.
  • C I, III apenas.
  • D II, IV apenas.
  • E I, II, III e IV.

Em uma aula no 3º ano do Ensino Médio, o professor de Filosofia propõe a seguinte questão: “escolher o que quiser é sempre um sinal de liberdade?” A partir da provocação, os estudantes compartilham situações em que se sentiram livres (como sair de casa sem avisar, faltar às aulas, entre outras). O professor aproveita os exemplos para introduzir a noção de liberdade moral em Kant, segundo a qual ser livre não é agir por capricho, mas agir de acordo com a razão e por dever, mesmo contra a inclinação.

A estratégia adotada pelo professor evidencia uma prática docente que:

  • A utiliza exemplos vivenciais apenas como introdução ao debate sociológico.
  • B fragmenta o conteúdo filosófico para facilitar sua assimilação sem aprofundamento.
  • C transforma dilemas morais em oportunidades para discussões informais sobre o cotidiano juvenil.
  • D substitui a abordagem conceitual por experiências espontâneas de liberdade individual.
  • E articula a tradição filosófica à formação ética dos estudantes por meio da reflexão sobre experiências vividas.

Durante uma aula de Filosofia no 2º ano do Ensino Médio, o professor a imagens de um edifício emblemático do brutalismo brasileiro.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Fonte: Foto por Felipe Lavignatti para o Arte Fora do Museu - www.arteforadomuseu.com.br

Alguns estudantes estranham o estilo e comentam que ele “não parece bonito”, ao que o professor aproveita para propor uma reflexão: “É possível pensar a beleza de uma obra que não busca agradar, mas impactar?” Em seguida, ele apresenta a concepção de beleza em Aristóteles, fundamentada nos princípios de harmonia, proporção e finalidade, e propõe aos estudantes uma reflexão sobre se – e de que modo – esses critérios podem ser aplicados à arquitetura contemporânea.
Ao relacionar uma obra arquitetônica contemporânea com a concepção clássica de beleza, o professor está promovendo uma abordagem filosófica voltada para:

  • A demonstrar a superioridade dos modelos clássicos de beleza frente às manifestações modernas.
  • B analisar a função prática da arte como elemento decorativo ou de impacto emocional na vida urbana.
  • C identificar as regras formais que definem o estilo brutalista segundo os cânones técnicos da arquitetura.
  • D discutir a aplicação de princípios estéticos clássicos na interpretação crítica de expressões artísticas atuais.
  • E utilizar a arte como ilustração auxiliar para despertar o interesse dos estudantes pelos conteúdos curriculares.

Uma professora de Filosofia, em aula no 3º ano do Ensino Médio está trabalhando com seus estudantes o desenvolvimento argumentativo. Como atividade, propõe a seguinte pergunta: “O ChatGPT pensa?” Após apresentar respostas geradas pela própria ferramenta, os estudantes se dividem: alguns afirmam que a inteligência artificial apenas simula pensamento; outros acreditam que, com o tempo, poderá desenvolver consciência. A professora então propõe que os estudantes analisem os argumentos por trás dessas opiniões à luz de teorias da filosofia da mente, como o dualismo cartesiano, o funcionalismo e a ideia de inteligência artificial fraca e forte.
Considerando a atividade já realizada pela professora, qual das seguintes estratégias de aprendizagem é a mais adequada para fomentar o pensamento crítico dos estudantes e aprofundar esse aprendizado?

  • A Aplicar questionário individual sobre a distinção entre mente e máquina.
  • B Realizar uma exposição dialogada das principais correntes da filosofia da mente.
  • C Promover a leitura de textos clássicos com resumo orientado por perguntas-guia.
  • D Preparar uma júri simulado com defesa de visões filosóficas sobre inteligência artificial.
  • E Organizar uma roda de conversa informal sobre o impacto das tecnologias na educação.

Ética na Administração Pública: Filósofo da Grécia Antiga, que foi precursor do estudo aprofundado da Ética. Escolha nas alternativas a que se refere ao filósofo expoente desse estudo.

  • A Pitágoras.
  • B Diógenes.
  • C Sócrates.
  • D Platão.
  • E Aristóteles.