Questões de Filosofia

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Na obra Metafísica, Aristóteles pretendeu delimitar e empreender um saber que, por sua proeminência sobre os demais, ele chamou de “filosofia primeira”.
O objeto desse saber é o(a)

  • A belo na obra de arte e seus efeitos sobre a alma humana.
  • B ser enquanto ser e suas propriedades.
  • C ação humana e suas hierarquias de valor.
  • D religião grega, suas crenças e práticas.
  • E organização da sociedade e as melhores formas de governo.

Com efeito, se a existência precede a essência, nada poderá jamais ser explicado por referência a uma natureza humana dada e definitiva; ou seja, não existe determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. Por outro lado, se Deus não existe, não encontramos já prontos valores ou ordens que possam legitimar a nossa conduta. [...] Estamos condenados a ser livres. Estamos sós, sem desculpas. [...] Condenado, porque não se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo o que faz.

SARTRE, J.P. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 9.


Conforme se lê no trecho acima, quanto ao existencialismo, Jean-Paul Sartre afirma que

  • A a sociedade moderna possibilitou um tal nível de liberdade individual que ela se tornou um fardo para os seres humanos.
  • B o ser humano foi agraciado, como criatura divina, com o dom da liberdade.
  • C o ser humano pode exercer a verdadeira liberdade apenas em uma sociedade justa e igualitária.
  • D o próprio ser humano é quem deve, no nível individual, criar as condições para o exercício da sua liberdade.
  • E os seres humanos não podem se evadir da condição de serem responsáveis por seus atos e escolhas

Sobre a Metafísica, ou a Filosofia Primeira, diz Aristóteles: “Todas as outras ciências serão mais necessárias que esta, mas nenhuma lhe será superior”.
Nesse trecho, tal afirmação refere-se à questão de que

  • A a mente humana é incapaz de conhecer os princípios últimos da realidade.
  • B a visão a respeito dos saberes é eurocêntrica e colonialista.
  • C o comportamento do mundo sublunar e o do mundo supralunar são distintos.
  • D o discurso mítico e o discurso teórico apresentam equivalência.
  • E os saberes teóricos ou contemplativos têm primazia sobre os saberes práticos ou utilitários.

A proposição fundamental de Protágoras, o maior e mais famoso dos sofistas, foi o axioma: “O homem é a medida de todas as coisas, das que são pelo que são, e das que não são pelo que não são”. Com o princípio do homem-medida, Protágoras pretendia, indubitavelmente, negar a existência de um critério absoluto que discriminasse o ser e o não ser, o verdadeiro e o falso e, em geral, todos os valores.
REALE, G. História da Filosofia Antiga, Vol. II. SP: Loyola. 1994. p. 200.

O pensamento do sofista grego Protágoras de Abdera propõe o

  • A dogmatismo no exercício da filosofia
  • B hedonismo como finalidade última das ações humanas
  • C relativismo nas questões concernentes à verdade
  • D materialismo como modelo para explicação da natureza
  • E teocentrismo como parâmetro para a organização da sociedade

Se alguém se dispõe a instaurar e estender o poder e o domínio do gênero humano sobre o universo, a sua ambição seria, sem dúvida, a mais sábia e a mais nobre de todas. Pois bem, o império do homem sobre as coisas se apoia unicamente nas artes e nas ciências. A natureza não se domina, senão obedecendo-lhe.

BACON, F. Novum Organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. Pará de Minas: M&M Editores. 2003. p. 129.


O trecho acima revela uma característica fundamental da filosofia do inglês Francis Bacon, um dos inauguradores do ciclo moderno de pensamento.
Tal característica está adequadamente resumida em: 

  • A a concepção do conhecimento humano como puramente contemplativo e não utilitário.
  • B a crença de que, para dedicar-se às artes e à ciência, o ser humano precisa abdicar das ambições de domínio sobre a natureza.
  • C a afirmação do caráter utilitário do conhecimento, com o propósito de promover o domínio humano sobre o mundo natural.
  • D a proposta de promover uma integração entre homem e natureza.
  • E um projeto político de governo planetário.