Resumo de Administração Pública - Gestão estratégica

Gestão estratégica

Gestão Estratégica na Administração Pública

A gestão estratégica no setor público é o processo de formulação, implementação e monitoramento de estratégias para alcançar objetivos governamentais de forma eficiente e eficaz. É essencial em concursos públicos por abordar planejamento, execução e avaliação de políticas públicas.

Conceitos Fundamentais

Missão: Razão de existência do órgão público. Visão: Objetivo futuro desejado. Valores: Princípios éticos que orientam as ações. Análise SWOT: Identifica forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Instrumentos de Gestão Estratégica

Plano Plurianual (PPA): Define metas e programas para 4 anos. Orçamento Público: Alinha recursos às prioridades estratégicas. Balanced Scorecard (BSC): Mede desempenho em perspectivas financeiras, de processos, cidadãos e aprendizado.

Desafios na Implementação

Resistência à mudança, burocracia excessiva, descontinuidade de políticas entre governos e dificuldade de mensuração de resultados no setor público.

Tendências Contemporâneas

Governança Digital: Uso de tecnologia para melhorar serviços. Gestão por Resultados: Foco em impactos concretos. Participação Social: Inclusão da sociedade no planejamento estratégico.

Importância para Concursos

É comum em provas questões sobre: diferenças entre gestão pública e privada, ciclo de gestão estratégica (PDCA), instrumentos de planejamento (PPA, LDO, LOA) e modelos como BSC na administração pública.