Gerenciamento da integração
Gerenciamento da Integração em Projetos
O Gerenciamento da Integração é uma área de conhecimento da Gerência de Projetos que visa coordenar todos os processos, atividades e elementos do projeto para garantir sua consistência e alinhamento com os objetivos.
Processos Principais
Inclui os seguintes processos-chave:
- Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto: Documento formal que autoriza o projeto e define seus objetivos iniciais.
- Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto: Integra todos os planos auxiliares em um documento abrangente.
- Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto: Execução das atividades conforme o plano.
- Gerenciar o Conhecimento do Projeto: Compartilhamento e uso eficiente de informações.
- Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto: Acompanhamento do desempenho e ajustes necessários.
- Realizar o Controle Integrado de Mudanças: Avaliação e aprovação de alterações no projeto.
- Encerrar o Projeto ou Fase: Finalização formal e lições aprendidas.
Ferramentas e Técnicas
Principais ferramentas utilizadas:
- Reuniões de alinhamento.
- Técnicas de análise (como análise de trade-off).
- Sistemas de informação para gerenciamento de projetos.
- Planejamento colaborativo.
Importância para Concursos
Em concursos, é comum cobrar:
- Papel do gerente de projetos na integração.
- Diferença entre os processos de integração.
- Controle de mudanças e sua documentação.
- Relação com outras áreas de conhecimento (escopo, tempo, custo etc.).