Resumo de Gerência de Projetos - Gerenciamento da integração

Gerenciamento da integração

Gerenciamento da Integração em Projetos

O Gerenciamento da Integração é uma área de conhecimento da Gerência de Projetos que visa coordenar todos os processos, atividades e elementos do projeto para garantir sua consistência e alinhamento com os objetivos.

Processos Principais

Inclui os seguintes processos-chave:

  • Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto: Documento formal que autoriza o projeto e define seus objetivos iniciais.
  • Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto: Integra todos os planos auxiliares em um documento abrangente.
  • Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto: Execução das atividades conforme o plano.
  • Gerenciar o Conhecimento do Projeto: Compartilhamento e uso eficiente de informações.
  • Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto: Acompanhamento do desempenho e ajustes necessários.
  • Realizar o Controle Integrado de Mudanças: Avaliação e aprovação de alterações no projeto.
  • Encerrar o Projeto ou Fase: Finalização formal e lições aprendidas.

Ferramentas e Técnicas

Principais ferramentas utilizadas:

  • Reuniões de alinhamento.
  • Técnicas de análise (como análise de trade-off).
  • Sistemas de informação para gerenciamento de projetos.
  • Planejamento colaborativo.

Importância para Concursos

Em concursos, é comum cobrar:

  • Papel do gerente de projetos na integração.
  • Diferença entre os processos de integração.
  • Controle de mudanças e sua documentação.
  • Relação com outras áreas de conhecimento (escopo, tempo, custo etc.).