Estratégias competitivas de Porter
Estratégias Competitivas de Porter (Administração Geral)
Michael Porter propôs três estratégias genéricas para vantagem competitiva, essenciais para concursos públicos:
1. Liderança em Custos
Foco em se tornar o produtor de menor custo no setor, permitindo preços mais baixos ou maior margem de lucro. Requer eficiência operacional, economia de escala e controle de gastos.
2. Diferenciação
Oferecer produtos/serviços únicos, valorizados pelos clientes, que justifiquem preços premium. Envolve inovação, qualidade, design, marca ou atendimento diferenciado.
3. Foco (Enfoque/Nicho)
Concentração em um segmento específico do mercado (geográfico, tipo de cliente ou linha de produtos), aplicando liderança em custos ou diferenciação apenas nesse nicho.
Observações para Concursos
- Porter alerta sobre o risco do "meio-termo" (não definir estratégia clara)
- As estratégias são mutuamente excludentes (escolha uma para evitar conflitos)
- Foco em cadeia de valor (atividades primárias e de apoio) é essencial