Questões de Estratégias competitivas de Porter (Administração Geral)

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Tipo de planejamento que geralmente é “[...] de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para a sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada”.


A afirmação refere-se ao

  • A Planejamento Operacional.
  • B Controle de faltas.
  • C Planejamento Tático.
  • D Índice de turnover.
  • E Planejamento Estratégico.
Tipo de planejamento que “[...] tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico”. A afirmação anterior refere-se ao
  • A Planejamento Operacional.
  • B Controle de faltas.
  • C Planejamento Tático.
  • D Índice de turnover.
  • E Planejamento Estratégico.

Em relação às estratégias competitivas genéricas, é correto afirmar que aquela que procura tornar uma organização mais competitiva, por meio do desenvolvimento de um produto que o cliente perceba como diferente dos demais produtos oferecidos pelos concorrentes, é a de

  • A ameaça de novos entrantes.
  • B ameaça de substitutos.
  • C liderança em custo.
  • D diferenciação.
  • E focalização.

Assinale a alternativa que apresenta fatores de competitividade dentro de um mercado.

  • A ameaça de novos entrantes e ameaça de produtos substitutos, somente
  • B poder de negociação dos fornecedores e poder de negociação dos compradores, somente
  • C ameaça de novos entrantes e ameaça de produtos complementares, somente
  • D ameaça de novos entrantes, ameaça de produtos complementares, poder de negociação dos fornecedores e poder de negociação dos compradores
  • E ameaça de novos entrantes, ameaça de produtos substitutos, poder de negociação dos fornecedores e poder de negociação dos compradores

Uma empresa do ramo de higiene pessoal está modificando todas as suas embalagens, com vistas a reduzir à metade a quantidade de plástico utilizado em seus produtos, com investimentos significativos e meta para conclusão do projeto em 2022. Segundo a diretora de relações com o mercado, “embora a lei não exija que mudemos as embalagens, estamos respondendo a uma tendência atual e futura, que é a preocupação com a sustentabilidade ambiental”. A iniciativa revela que a empresa está sendo influenciada, em suas estratégias, por um fator do ambiente:

  • A estrutural;
  • B contextual;
  • C de tarefa;
  • D operacional;
  • E sustentável.